Por dentro das cidades: Aracaju (SE)

15/06/2011 - Fortalbus


Aracaju é a capital do estado de Sergipe e localiza-se no litoral, sendo cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. De acordo com o Censo 2010, a cidade conta com 570.937 habitantes. Somando-se as populações dos municípios que formam a Grande Aracaju: Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, o número passa para 835.564 habitantes. É apontada como a capital com menor desigualdade do Nordeste Brasileiro, como a cidade com os hábitos de vida mais saudáveis do País e a capital com menor índice de fumantes, segundo o Ministério da Saúde. 

 

O topônimo "Aracaju" deriva da expressão indígena "ará acaiú", que em tupi-guarani significa "cajueiro dos papagaios". O elemento "ará" significa "Papagaio" e "acaiú", "fruto do cajueiro". Anualmente, tem como comemorações marcantes em seu calendário festivo turístico os eventos do Pré-Caju, Forró Caju e o Verão Sergipe.

Antiga rodoviária de Aracaju

O transporte público de Aracaju é realizado por oito empresas concessionárias cujos ônibus interligam os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e mais recentemente, o município da Barra dos Coqueiros. Estes serviços são oferecidos pelo Sistema Integrado Metropolitano (SIM) e pelo Sistema Integrado de Transportes (SIT).



Sistematicamente, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju, SMTT, vem qualificando a cada dia estes sistemas, além de priorizar a administração e fiscalização os serviços públicos de transportes do município.

Para solicitar novas linhas de transporte coletivo, o interessado poderá fazer a solicitação à SMTT ou através de abaixo assinado, para avaliação da Diretoria de Planejamento, para estudos de viabilidade de implantação. A autorização ou concessão para exploração de serviços públicos deverá obedecer Editais de Concorrência Pública, conforme determinação Constitucional.

Ônibus no Terminal Integrado

O Sistema Integrado de Transporte Urbano (SIT) é um sistema baseado em terminais de integração, linhas integradas e passagem única. Foi idealizado com vistas a racionalizar a oferta de serviço com a demanda, tornando-o mais barato para a população. Consiste o mesmo em oferecer serviço em menor intervalo para os bairros com pequena demanda e uma oferta de carros maiores nos corredores onde deve acontecer a "INTEGRAÇÃO" nos terminais fechados. Já oSistema Integrado Metropolitano – SIM é a integração de todos os conjuntos habitacionais ou bairros, dos municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro com todas as linhas do transporte coletivo de Aracaju.

Os 06 (seis) terminais de integração urbanos são administrados pelas empresas do Sistema, conforme descrição abaixo:

Terminal Maracaju: Auto Viação Modelo
Treminal Mercado: Viação Halley
Terminal Centro: Viação Progresso
Terminal Zona Oeste: Transporte Tropical
Terminal D.I.A.: São Cristóvão Transportes
Terminal Zona Sul: Viação Cidade de Aracaju







As Empresas do Sistema:

A operação das linhas no Sistema é realizada por 08(oito) empresas que fazem parte de 03 (três) grupos, Grupo Progresso, Grupo Halley(Grupo na qual faz parte a Fretcar-CE e Vitral-BA) e o Grupo Bomfim apresentando a seguinte formação:

Grupo Progresso
Viação Progresso Ltda. 57
Transporte Tropical Ltda. 131

Grupo Halley 
Viação Halley Ltda. 33 
Auto Viação Modelo S/A 70

Grupo Bomfim
São Cristóvão Transportes Ltda. 77
V.C.A. – Viação Cidade de Aracaju Ltda. 122 
Viação São Pedro Ltda. 13
Viação Cidade Histórica 05

Identificação de cada empresaCada empresa é identificada por uma cor, conforme descrito abaixo:


Progresso (azul claro) / Tropical (vermelha)


Halley (laranja) / Modelo (lilás)



V.C.A. (amarelo-limão) / São Cristóvão (amarela)


São Pedro (verde claro) / Cidade Histórica (verde-dourado)

O primeiro nº é o prefixo da empresa e os demais correspondem ao nº de ordem do veículo.

• Progresso .................................. 1234
• Halley ......................................... 2345
• São Pedro .................................. 3456
• Tropical ...................................... 4567
• São Cristóvão ............................ 5678
• Cidade Histórica ........................ 7890
• V.C.A. ........................................ 8012
• Modelo ....................................... 9013