Vitória da Conquista: Quase 6 meses após a licitação, Prefeitura anuncia 15 novos ônibus da Viação Rosa para o Sistema de Transporte Público


02/04/2024 - Blog do Sena





O Sistema de Transporte Público de Vitória da Conquista recebeu 15 ônibus zero quilômetros da empresa Viação Rosa, nessa segunda-feira (1). De acordo com a Prefeitura, os veículos integram um total 23 que irão compor a frota municipal. Os outros oito restantes estão em fase final de montagem, na sede da fábrica Enduscar (antiga Caio), em Botucatu (SP), e também devem reforçar o transporte público conquistense nos próximos 40 dias.




Os novos veículos, segundo a Prefeitura, fazem parte do cumprimento do contrato firmado entre a Prefeitura e as empresas Viação Rosa e Viação Atlântico, vencedoras da licitação do sistema de transporte coletivo assinado em outubro de 2023. De acordo com o edital, a frota será de, no mínimo, 158 ônibus, sendo 154 ônibus básicos e quatro ônibus articulados. A idade média de toda a frota, após o primeiro ano de execução do contrato, não poderá ser superior a cinco anos. O prazo de concessão será de 15 anos podendo ser prorrogado até por igual período e o valor total estimado do contrato será de R$ 886.993.277,51 para o lote A, que corresponde à previsão da receita de remuneração, mais a receita acessória, ao longo dos 15 anos da concessão. Para o lote B é de R$ 899.337.035,01.

A Prefeitura ainda prometeu, com a licitação, acessibilidade em 100% da frota, manutenção da integração tarifária, wi-fi, e circuito fechado de TV, para maior segurança dos passageiros e tripulação. Outra novidade será a aceitação outras formas de pagamento da tarifa que não apenas o cartão BEM ou dinheiro, a exemplo do pix.




O transporte público em Vitória da Conquista sempre foi uma das principais queixas da população. Uma das principais reclamações é referente à falta de qualidade do serviço oferecido pelas empresas que hoje atuam por meio de licitação. Mas, durante muitos anos, as mesmas empresas atuaram em caráter emergencial de 2018 a agosto de 2023. Atrasos e superlotação também são reclamações constantes da população. Os novos veículos, apesar de serem insuficientes para atender toda a população e a ainda estar longe do que foi acordado no edital de licitação, chegam para melhorar o serviço ainda continua sendo alvo de criticas e reclamações por parte dos usuários.