17/09/2023 - G1 SE
Por Leonardo Barreto
O G1 ouviu motoristas de ônibus, passageiros e motoristas de carros que dividem espaço diariamente nas ruas da capital para saber deles quais os impactos da implementação de corredores exclusivos para ônibus, táxis e transportes escolares.
Carros, ônibus e pedestres no trânsito de Aracaju
Foto Leonardo Barreto/ G1
Há um mês começou a valer em Aracaju a determinação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que estabelece corredores exclusivos para ônibus. Na última terça-feira, a medida passou por readequações e as faixas também ficaram disponíveis para táxis e veículos de transporte escolar.
Após as ultimas alterações, o g1 ouviu motoristas de ônibus, passageiros e condutores de carros que dividem espaço diariamente nas ruas da capital para saber deles quais os impactos da implementação de corredores exclusivos para ônibus, táxis e transportes escolares.
A administradora Kirenia Freitas notou uma redução no trajeto que costuma fazer da Avenida Hermes Fontes no Bairro Suissa, próximo à Vila Militar, até o Terminal do Distrito Industrial de Aracaju (DIA). "Melhorou bastante. Quando os carros não invadem a faixa exclusiva, fica ainda melhor", pontuou.
A redução de tempo, também foi sentida pelo motorista de ônibus Luis Carlos Santos, que trabalha há cinco anos na linha Augusto Franco/Bugio, os corredores exclusivos contribuíram para reduzir o tempo de viagem de 10 a 15 minutos.
"Para os ônibus ficou bom, dá para adiantar a viagem, mas fico preocupado com os passageiros que precisam atravessar para chegar aos corredores, em alguns pontos ficou bem perigoso", falou.
Corredores exclusivos: população fala sobre mudanças no trânsito de Aracaju
O porteiro, Francisco Pinho, é usuário do transporte público em Aracaju, divide com Luis Carlos, a preocupação com relação a travessia de pedestres.
"Tem que ter mais educação dos motoristas de ônibus e de carro e também dos pedestres. Com calma e respeitando o momento certo de atravessar, de subir ou descer no ônibus, acredito que tudo dará certo", falou.
Corredor exclusivo na Avenida Hermes Fontes em Aracaju
Foto Leonardo Barreto/ G1
Na capital, foram implantados quatro corredores exclusivos: Beira Mar/ Centro-Jardins/ Augusto Franco e Hermes Fontes.
Para o motorista de ônibus Bruno dos Santos, que trabalha oito anos na linha Fernando Collor/DIA, as mudanças implementadas pela prefeitura de Aracaju na última semana, não atrapalharam o trânsito.
"Raramente tem um veículo de transporte escolar ou um táxis no corredor exclusivo, então dá pra lidar muito bem. Para nós, motoristas de ônibus e para os passageiros, a viagem continua bem mais rápida", disse.
Se por um lado, os corredores exclusivos agradaram usuários do transporte público e motoristas de ônibus, tem muito motorista de carro reclamando das mudanças no trânsito da cidade.
"O trânsito mudou muito para pior, já era lento e agora tá pior. Eu não vejo utilidade nenhuma dessa faixa", disse o comerciante Manuelito Neto.
Já o vigilante Adson Santos, que é motorista, disse que consegue observar pontos positivos e negativos nas mudanças. "Para nós que temos carro de passeio ficou mais difícil o trânsito, mas os ônibus ganharam mais agilidade, creio que mais tarde a gente se acostuma. No começo tudo é mais difícil, depois fica bom pra todo mundo", destacou.
Terminal DIA em Aracaju
Foto G1
Com 602.757 habitantes Aracaju tem hoje, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran), uma frota de 346.444 veículos. Para atender os mais de 130 mil passageiros diariamente, o sistema de transporte da Grande Aracaju possui 527 ônibus na Grande Aracaju, oito terminais de integração, 97 linhas em circulação e 12 no sistema corujão.
Em entrevista ao g1, o diretor de gestão da NTU - Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Marcos Bicalho, explicou que é normal que haja divergência na opinião de usuários do transporte público e motoristas de automóveis, quando cidades implantam corredores exclusivos, mas segundo ele, é preciso que toda a população observe as vantagens.
"Os corredores reduzem o custo com o transporte público, isso pode levar à redução da tarifa. Um ônibus se envolve em menos acidentes, reduz a poluição ambiental e reduz os congestionamentos. Quando falo em um ônibus no trânsito, estou falando de 40 automóveis, em média, a menos nas ruas", pontuou.
Ainda segundo o diretor de gestão da NTU, os corredores exclusivos fazem parte de uma estratégia de justiça social.
"Uma faixa reservada para ônibus é muito menos do que seria justo, se fossemos levar em conta o número de pessoas de uma cidade que usam o transporte coletivo, mas já facilita a vida dessas pessoas, que fazem trajetos em menos tempo e chegam de forma mais rápida aos seus destinos. Em São Paulo, por exemplo, houve muita reclamação quando os corredores foram implantados, mas hoje a população percebe o quanto isso ajudou na organização do trânsito", finalizou.
Transporte escolar e táxi em um dos corredores exclusivos de Aracaju. Foto: Leonardo Barreto/ G1
Em Aracaju motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas estão em processo de adaptação. Inicialmente esse processo seria encerrado no mês de agosto, mas o prazo foi ampliado até o dia 30 de setembro. Durante esse período, não são aplicadas penalidades/multas em caso de desrespeito às novas regras de circulação nos corredores.
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