São Salvador da Bahia


Histórico

Em 1928, a capital bahiana contava com 1.105 automóveis, dos quais 166 eram de carga e 47 omnibus.


Novos omnibus Mack para 17 passageiros
Automóvel Clube, 02/1926

Automóvel Clube, 02/1926

O Imparcial, 13/01/1935
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O Globo, 16/09/1976

Transporte Moderno, julho de 1977, p.47
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Ponto final da Praça da Sé de uma linha de frescão da Vibemsa 
no final da década de 1970

Entrega dos novos ônibus da Viação Beira-Mar (Vibemsa) na Praça Municipal. Chegou a ser uma das maiores empresas de ônibus do país. Em 1991, foi dividida entre os sócios dando origem a quatro novas empresas: Rio Vermelho, Verdemar, Ondina e BTU. Em 1990 contava com 112 linhas.


Em novembro de 1981, o prefeito Kertsz assina o decreto que institui a tarifa única na cidade de Salvador. 


Terminal da Praça da Sé em 1977 extinto em 1982
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Terminal da Barroquinha em 1982 com um ônibus de carroceria Aratu da Viação Joevanza na linha Santa Monica-Barroquinha. Para ampliar clique na imagem.

Quartel do Corpo de Bombeiros na Baixa do Sapateiro
Carro Mercedes-Benz com carroceria Aratu Itaparica II da empresa Transol
Linha Castelo Branco - Barroquinha
A encarroçadora Aratu foi extinta em 1992

Construção do Terminal da Lapa em 1982

Praça da Sé na década de 1980

Linha Lapa - Estação Nova Esperança
Coleção João Filho Único

Terminal Pirajá
Coleção João Filho Único

Apresentação do serviço de jardineiras da Vibemsa em 1991
Coleção João Filho Único

Estação de Transbordo do Iguatemi, substituída pela estação rodoviária da linha 2 do Metrô




REFERÊNCIAS:

Automóveis na Bahia. Excelsior. Rio de Janeiro. Setembro 1929. p.82.

Prefeito de Salvador discorda de A. Carlos e renuncia. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 05 novembro 1981. p.3.

Cenas de um país parado. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 16 dezembro 1990. p.16.

BAZANI, Adamo. Salvador: 70 ônibus 0 km com ar condicionado começam a operar na quinta (07). Diário do Transporte. 05 outubro 2021.

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