Com reestruturação, 21 regiões de Salvador terão mudanças nas linhas de ônibus; confira

03/10/2017 - G1 BA

Alterações irão ocorrer neste mês de outubro e envolvem a primeira fase de reintegração do transporte coletivo.


Ao menos 21 regiões terão mudanças no transporte de ônibus neste mês de outubro (Foto: Juliana Almirante/G1)
Ao menos 21 regiões terão mudanças no transporte de ônibus neste mês de outubro (Foto: Juliana Almirante/G1) 

A Prefeitura de Salvador anunciou nesta terça-feira (3) uma série de reestruturações no sistema de transporte coletivo, que já começam a operar neste mês de outubro. A data exata para implantação das novidades não foi divulgada.

Segundo a Prefeitura, as mudanças devem facilitar a vida de quem utiliza ônibus ou metrô dentro da capital baiana, com redução do tempo de deslocamento, maior oferta de linhas nos bairros periféricos e comodidade aos usuários.

Neste mês de outubro, será implementada a primeira fase da reestruturação. Ao todo, serão quatro fases. Segundo a Prefeitura, a expectativa é que todas as mudanças sejam implantadas aos poucos, até fevereiro de 2018.

As regiões que passarão por mudança a partir desse mês de outubro são Alto do Peru, Fazenda Grande do Retiro, Capelinha, Bom Juá, Pau Miúdo, IAPI, Santa Mônica, Conjunto Marback, Stiep/Centro de Convenções, Vale do Matatu, Cabula, Pernambués, Saboeiro, São Gonçalo do Retiro, Nossa Senhora do Resgate, Conjunto ACM/Arraial do Retiro, Engomadeira, Arenoso, Tancredo Neves, Mata Escura/Jardim Santo Inácio, Sussuarana/Nova Sussuarana/Novo Horizonte.

Confira aqui, de forma detalhada, o que irá mudar nas linhas de ônibus

Também nesta primeira fase, a estação de ônibus do Acesso Norte passará a funcionar como transbordo, o que significa que várias linhas de bairro sairão com destino a esse equipamento, e vice-versa, nos mesmos moldes da Lapa ou de Pirajá.

Atualmente, a estação de transbordo do Acesso Norte funciona apenas para a parada pontual de algumas linhas. As linhas distribuidoras para esta fase serão Acesso Norte-Barroquinha (com frota de dez veículos e intervalo de cinco minutos) e Acesso Norte-São Joaquim/Comércio (com frota de seis veículos e intervalo de 15 minutos).

Essas linhas darão cobertura aos destinos Sete Portas, Barroquinha, San Martin, Calçada, São Joaquim e Comércio. Bairros como Conjunto Marback, Vale do Matatu, Sussuarana e Nova Sussuarana, Mata Escura, Jardim Santo Inácio e Tancredo Neves leverão passageiros até a estação Acesso Norte.

Dentre as mudanças, a prefeitura exemplifica que no bairro do Alto do Peru o atendimento do sistema de transporte passa de um intervalo de 70 para 22 minutos. E se antes o sistema da região previa 10 viagens por dia, com as alterações serão 30. Será mantido o atendimento para Sete Portas/Barroquinha com a linha que será criada na estação Acesso Norte para a Barroquinha.

Haverá, ainda, novos atendimentos: Lapa, que permitirá acesso à estação Pirajá, através da linha 1 do metrô, e às estações Iguatemi, Paralela, CAB e Mussurunga, através da linha 2 do metrô; San Martin/Calçada/São Joaquim/Comércio, com linha que será criada na estação Acesso Norte para S. Joaquim/Comércio; e região do Cabula, através das linhas de ônibus da estação Acesso Norte.

As mudanças também serão significativas para quem utiliza transporte público nas regiões de Sussuarana, Nova Sussuarana e Novo Horizonte. As linhas Sussuarana-Barroquinha e Novo Horizonte-Barroquinha serão substituídas pela Novo Horizonte/Sussuarana-Acesso Norte.

Com isso, o atendimento do bairro passa de um intervalo médio de 85 para 20 minutos, e sai de 26 para 33 viagens por dia. Quem sair dessas regiões em direção a Sete Portas/Barroquinha deverá ir até a estação Acesso Norte e realizar a integração. Isso permitirá ainda acesso às demais estações do metrô.
Antes do início da reestruturação, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) antecipou que serão realizadas 15 reuniões nas sedes das Prefeituras-Bairro para informar à população os detalhes das mudanças. Os encontros começam a partir desta terça-feira.