Terminal do Bela Vista será inaugurado hoje e atenderá a 20 mil passageiros

27/05/2017 - CidadeVerde.com

A população da zona sul passa a contar a partir de hoje (26), com o Terminal de Integração do Bela Vista, que servirá a cerca de 20 mil pessoas por dia. A solenidade de inauguração será às 18h30, com a presença do prefeito Firmino Filho, e o terminal passa a operar de forma experimental a partir deste final de semana. Deverão passar pelo local 11 linhas de ônibus. 

A área construída é de 2.754,51 mil metros quadrados e a obra custou R$ 4.923.942,97. O terminal está localizado na Avenida Prefeito Wall Ferraz, esquina com a Rua Irmã Alzira Carvalho. Serão beneficiados neste primeiro momento os bairros Esplanada, Santo Antônio, Parque Juliana, Parque Jacinta, Brasilar, Promorar, Bela Vista, Parque Sul, Portal da Alegria Vila Angélica, Vila Irmã Dulce e Pedra Miúda.

De acordo com o superintendente da Strans, Carlos Augusto Daniel Júnior, o terminal irá funcionar inicialmente nos finais de semana. “Estamos entregando para a população o Terminal de Integração do Bela Vista, que irá absorver mais da metade dos bairros da zona sul. Incialmente, o terminal irá funcionar nos finais de semana para que as pessoas possam aprender a utilizá-lo, somente quando os usuários estiverem adaptados ele começará a funcionar nos dias úteis”, afirma.

Passarão pelo local 11 linhas de ônibus da zona Sul, sendo sete linhas alimentadoras (bairro/terminal) e quatro das linhas troncais (terminal/centro), que compreende um total 26 ônibus. A população servida é de 20 mil passageiros por dia, totalizando 445 mil usuários do transporte público por mês.

Os terminais estão sendo feitos para proporcionar conforto para os usuários do transporte público. Todos eles foram construídos respeitando a Lei da Acessibilidade, proporcionado uma mobilidade segura para as pessoas com deficiência. Além disso, todos os terminais têm bicicletário para atender às necessidade das pessoas que utilizam a bicicleta como veículo.

O superintendente ressalta que para utilizar a integração as pessoas precisam ter o cartão eletrônico. “Os usuários necessitam ter o cartão eletrônico para conseguir integrar, assim eles poderão se deslocar até o centro e para outros bairros pagamento apenas uma passagem”, explica.