TI Cosme e Damião abre para linhas convencionais de ônibus no sábado

02/06/2016 - G1 PE

Unidade, na Zona Oeste do Recife, só era usado em dias de jogos na Arena.

Com inauguração oficial, terminal beneficiará cerca de 7 mil usuários por dia.

O terminal de ônibus da Estação Cosme e Damião, onde os circulares trazendo os torcedores da Arena Pernambuco descem, ficou sem energia durante 18 minutos, entre 20h28 e 20h46. (Foto: Luna Markman/G1)
O terminal de ônibus da Estação Cosme e Damião, onde os circulares trazendo os torcedores da Arena Pernambuco descem, ficou sem energia durante 18 minutos, entre 20h28 e 20h46. (Foto: Luna Markman/G1)

Quase dois anos depois de abrir as portas apenas em dias de jogos de futebol na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, o Terminal Integrado (TI) Cosme e Damião, na Várzea, Zona Oeste da capital pernambucana, finalmente, vai começar a operar com linhas convencionais de ônibus. O TI, localizado  ao lado da estação de metrô de mesmo nome, funcionará regularmente a partir da manhã de sábado (4).

O equipamento conta com uma área construída de 4.162 metros quadrados. O TI  beneficiará cerca de 7 mil usuários por dia, que terão ligação com outros municípios da RMR, por meio da linha interterminal.

Por causa do início das operações do TI Cosme e Damião, haverá alterações na circulação de coletivos. A  linha 2489 – Bairro dos Estados/TI Caxangá deixará de operar e será substituída pela linha circular 2456 – TI Cosme e Damião (Circular). Ela  atenderá moradores das comunidades de Viana e Santo Antônio.

Outra mudança acontecerá com a 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, que passará a se chamar 2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá. Ela terá dois itinerários, um pela Avenida Belmino Correia, em Camaragibe, e o outro atendendo o Bairro dos Estados.

Ao todo, 10 veículos vão realizar 127 viagens por dia com um intervalo de 10 a 25 nos horários de pico. As duas linhas do Terminal irão operar com anel A (R$2,80).

Para possibilitar maiores deslocamentos aos usuários, a linha 2456 - TI Cosme e Damião (Circular) fará integração temporal com a estação de metrô de Camaragibe, deste modo, também podendo ter acesso ao Terminal Integrado de Camaragibe.

Os passageiros da linha 2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá poderão migrar diretamente para as linhas do Via Livre BRT Leste/Oeste por meio da integração temporal com as estações Areinha, Barreiras e Padre Cícero.

Ou seja, os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso terão até duas horas, após ter embarcado na sua linha de origem, para validar novamente o VEM sem pagar uma nova passagem.

Com a inauguração deste terminal, o Sistema Estrutural Integrado passa a contar com um total de 22 TIs em operação, são eles: Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Cavaleiro, Caxangá, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Recife, Tancredo Neves, TIP, Xambá, Largo da Paz, Prazeres, Santa Luzia e Cosme e Damião.

O estado investiu 20 milhões na construção do TI Cosme e Damião. Ele oferece uma estrutura funcional, incluindo os requisitos relacionados à acessibilidade para usuários com mobilidade reduzida.

O terminal também está equipado com lanchonete, banheiros acessíveis, Central de Atendimento ao Cliente, rampas de acesso, escadas fixa e rolante, elevador, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões.