Novas estações de transferência de Natal têm baixa adesão dos usuários

28/02/2015 - G1

Segundo usuários, número reduzido de linhas e desinformação atrapalham.

Agentes de trânsito aplicam questionários para gerar relatório.

Do G1 RN


As novas estações de transferência de ônibus de Natal, estruturas inauguradas há uma semana, estão tendo baixa adesão dos usuário de transporte coletivo. Apesar de aprovadas pelo público, o número reduzido de linhas que fazem a integração nas estações e a desinformação por parte dos usuários podem estar ocasionando a pouca utilização do espaço. É o que mostra matéria exibida neste sábado (28) pela Inter TV Cabugi (veja vídeo acima).

Equipadas com Wi-Fi e aparelhos de ar-condicionado, as novas estações do Bairro Latino, na Zona Sul de Natal, e de  Igapó, na Zona Norte, foram inauguradas no último sábado (21). Ainda não tendo recebido a instalação das máquinas leitoras de cartões, as estações só recebem passageiros que descem dos ônibus, de forma que o usuário não pode ingressar a pé.

Nesta fase de implantação, agentes de trânsito estão nas estações para esclarecer dúvidas dos usúarios, bem como para aplicar um questionário que deve resultar em relatório da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Com base no levantamento, pode haver aumento das linhas que realizam a integração.


Linhas disponíveis para integração

Bairro Latino 02, 10/29, 33, 52, 54, 77, 79.

Igapó 01B, 10/29, 15/16, 26, 50, 68, 75A, 81.

Fonte: Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.


Atualmente, as linhas que fazem a integração na estação de Igapó são: 01B (Cidade da Esperança/Gramoré), 10/29 (Nova Natal/Nova Descoberta), 15/16 (Pajuçara/Petrópolis), 26 (Soledade I/Ponta Negra), 50 (Serrambi/Santa Catarina), 68 (Alvorada IV/Petrópolis), 75A (Parque das Dunas/Ribeira) e 81 (Vila Verde/Ribeira).

No Bairro Latino, as linhas são: 02 (Gramoré/Mirassol), 10/29 (Nova Natal/Nova Descoberta), 33 (Planalto/Praia do Meio), 52 (Rocas/Pirangi), 54 (Rocas/Ponta Negra), 77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol) e 79 (Parque das Dunas/Mirassol). 

Para quem necessita fazer a integração na estação da Zona Sul, as linhas 33, 52 e 54 também param no ponto de ônibus do Natal Shopping, próximo da estação. O usuário pode pegar uma dessas linhas no ponto e descer na estação para fazer a integração com as outras linhas.

Em Natal, as novas estações de transferência de passageiros devem entrar em funcionamento neste sábado (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Em Natal, as novas estações de transferência de passageiros devem entrar em funcionamento neste sábado (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)