Estações do BRT começam a operar

19/07/2015 O Povo - Fortaleza

As onze estações do BRT da avenida Bezerra de Menezes começaram a funcionar na manhã deste sábado. Com a mudança, os usuários da linha 200 - Antônio Bezerra/Centro devem embarcar e desembarcar em nível, pelo lado esquerdo, em ônibus articulados. A expectativa da Prefeitura é de que o corredor expresso reduza o tempo de viagem em cerca de 60%.

Os equipamentos deveriam ter sido entregues no último dia 30 de junho, mas testes de balizamento entre os ônibus e as estações motivaram o atraso. "Embora não pareça, essa foi uma obra bastante complexa e que servirá de modelo para os outros corredores a ser implantados na Cidade", justificou Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

Apenas os passageiros da linha que liga o terminal do Antônio Bezerra ao Centro poderão usar as estações. Oito ônibus articulados fazem o trajeto em dias úteis, com intervalo previsto de sete minutos. Outras três linhas expressas, que saem do Antônio Bezerra, também usarão o corredor exclusivo, mas sem permitir embarque e desembarque pelos equipamentos.

O POVO.dom acompanhou a visita do prefeito Roberto Cláudio (Pros) a uma das estações do BRT durante a inauguração. Foi observado que há um vão entre o equipamento e o veículo, o que exige atenção dos usuários durante o embarque e o desembarque.

A partir do próximo mês, a linha 222 - Antônio Bezerra/Papicu também pode operar pelo corredor exclusivo. Para isso, a Prefeitura aguarda a chegada de cinco novos ônibus do modelo pesado, que também possui portas de acesso pela esquerda.

Rotas de fuga

Em agosto, o prefeito Roberto Cláudio prevê "ajustes" no tráfego da avenida Bezerra de Menezes e em ruas do entorno. As mudanças, segundo ele, devem dar maior fluidez ao tráfego de veículos particulares na avenida. Alteração de sentido de vias perpendiculares e regulamentação de estacionamento estão entre os serviços previstos. "A ideia é criar espécies de rotas de fuga para que o motorista não fique dependente apenas da avenida principal", esclareceu o prefeito. (Rômulo Costa - romulocosta@opovo.com.br)