Usuários de Maceió já sentem melhorias após primeiro dia da faixa exclusiva

03/06/2015 - Tribuna Hoje - Maceió

O funcionamento da faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança, nos bairros do Poço e Mangabeiras, respectivamente, teve início na segunda-feira, 1º de junho. Como esperado, o primeiro dia foi considerado tranquilo e a faixa azul, como é conhecida a demarcação pela cor que separa as demais faixas, já vem mostrando bons resultados.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), mais de 8.500 passageiros circulam diariamente pelas duas importantes vias da parte baixa da cidade nas linhas de ônibus, que agora passam a ter um lado da pista exclusivo para dar mais celeridade aos veículos públicos coletivos  que trafegam na região.

A nutricionista Bárbara Moraes aprovou e comentou a mudança. Eu sou adepta desse meio de transporte e a faixa exclusiva trouxe agilidade para os ônibus que passam por aqui. Pude perceber que o fluxo dos coletivos está muito mais organizado. Antes, os ônibus mal paravam nos pontos devido à grande quantidade de veículos e hoje, felizmente, não vejo mais esse problema, afirma.

A dona de casa Daniela Fernandes aproveitou para destacar a redução do tempo das viagens, com a implantação da faixa exclusiva. Agora, eu consigo chegar pontualmente aos meus compromissos, frisou.

José dos Santos é motorista de ônibus há 11 anos. Segundo ele, a faixa exclusiva tem ajudado muito, principalmente no cumprimento dos horários. Antes, levava de 20 a 30 minutos para chegar ao Maceió Shopping, na Avenida Dona Constança. Agora, passei a fazer o mesmo trajeto numa média de oito minutos, disse.

É necessário também que os condutores de veículos particulares colaborem com o nosso trabalho e respeitem a faixa exclusiva, acrescentou o motorista. Para uma maior compreensão do uso correto da faixa exclusiva, equipes da SMTT estão presentes nas duas avenidas desde o início desta semana, fazendo o trabalho de orientação aos condutores da região.

A faixa exclusiva nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança funciona das 6h às 20h, exceto nos finais de semana e feriados. Durante todo o mês de junho, equipes de educadores de trânsito, agentes de trânsito e fiscais de transportes da SMTT estarão nas vias apenas conscientizando condutores e motoristas de ônibus sobre o período de adaptação.

A partir do mês de julho, quem transitar de forma irregular pela faixa, por onde os condutores de outros veículos só devem transitar para ter acesso às ruas e aos estabelecimentos comercias por no máximo duas quadras, será multado.