Faixas preferenciais para ônibus ainda confundem

16/06/2015 - O Estado do Maranhão

Desrespeitos de ambos os lados. É dessa forma que motoristas de veículos e de ônibus se comportam em relação às faixas preferenciais para coletivos existentes em algumas avenidas de São Luís. Nas vias onde existem essas faixas, os ônibus deveriam trafegar por elas enquanto que os veículos de passeio teriam de trafegar pelas demais, contudo, não é isso o que acontece.

As faixas preferenciais foram adotadas para estabelecer algum tipo de prioridade para o transporte público por meio de projetos de intervenção de baixo custo financeiro, melhorando o tráfego de veículos e diminuindo os congestionamentos. Essas faixas são consideradas preferenciais e não exclusivas por causa da existência de conversões à direita para realização de retornos e cruzamentos.

Locais – Na capital maranhense, as faixas preferenciais estão presentes nas avenidas Casemiro Júnior (Anil), Colares Moreira (Renascença) e Marechal Castelo Branco (São Francisco), mas o que se observa nessas vias é o desrespeito às legislações de trânsito. Somente os condutores de ônibus poderiam permanecer na faixa preferencial, enquanto que os demais motoristas deveriam trafegar na faixa para realizar as conversões ou ter acesso a estacionamentos. Porém, o que se observa constantemente são diversos automóveis e motocicletas trafegando por vários metros na faixa que é preferencial para os veículos de transporte de passageiros.

Como se não bastasse essa situação, na manhã de ontem O Estado flagrou veículos estacionados na Avenida Colares Moreira na faixa que é preferencial para ônibus. Na pista, existe também a faixa amarela demarcada no chão, indicando que é proibido o estacionamento na via, porém a sinalização é ignorada pelos motoristas.

Os condutores de ônibus também desrespeitam as normas e muitas vezes não trafegam pela faixa preferencial (pois ela já está tomada por veículos de passeio) e transitam pelas faixas da pista localizada à direita, contribuindo para deixar o trânsito lento.

Além disso, o trânsito de veículos de grande porte, como ônibus, apresenta peculiaridades como mostra o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com a norma, quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, porém o que se observa algumas vezes na cidade são condutores de ônibus trafegando pela faixa da esquerda, mesmo em avenidas onde existem faixas preferenciais para esses tipos de veículos.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís para saber como é feita fiscalização nas faixas de tráfego preferenciais para os ônibus, mas até o fechamento desta edição nenhuma resposta foi obtida.

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De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), entre os principais objetivos da faixa preferencial estão: garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo; aumentar a velocidade operacional dos ônibus; diminuir o tempo do passageiro dentro do veículo; permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus; e reduzir os custos do transporte.

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