Primeira etapa do corredor expresso é entregue hoje

18/04/2015 - Diário do Nordeste / G1 CE

Ligando o Terminal do Antônio Bezerra ao Centro, a primeira etapa do Corredor Expresso Fortaleza, da Avenida Bezerra de Menezes, será entregue à população hoje após atrasos. Ao todo são 8,2 Km de extensão para o tráfego exclusivo de ônibus do sistema de transporte público.

A mudança afetará cerca de 131 mil passageiros, que a partir de hoje terão que se deslocar até o canteiro central da via para aguardar pela condução. Os usuários ainda devem atentar para as alterações nos itinerários de 26 linhas de ônibus que transitam pela avenida.

Neste primeiro momento, somente os abrigos das paradas transferidos devem ser utilizados. As dez estações do BRT, ainda em fase de conclusão, estão previstas para serem inauguradas no dia 30 de junho.

Durante toda a fase de obras, os usuários dos coletivos tiveram dúvidas acerca das mudanças. A estudante Beatriz Magalhães, que faz uso do sistema de transporte público e mora próximo ao local, acompanhou o processo e afirma que o trânsito deve melhorar com a entrega da primeira etapa.

"Com o corredor exclusivo no meio, o trânsito na Bezerra de Menezes deve melhorar. Mas, no meu caso, pegar o ônibus vai ser complicado. Não tem faixa de pedestre perto da parada que eu fico", conta a estudante.

Os condutores devem estar atentos a fim de evitar multas, já que a fiscalização eletrônica deverá ser transferida para o canteiro central até o fim da segunda etapa do BRT. Enquanto isso, agentes de trânsito fiscalizarão o tráfego de veículos particulares nas faixas exclusivas.

Junto aos ônibus articulados, 238 ônibus da frota convencional compartilharão as faixas exclusivas. Para auxiliar os passageiros, 60 operadores da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) estarão dando orientações na Av. Bezerra de Menezes a partir de hoje.

De acordo com a Etufor, a principal vantagem da mudança será a redução de no mínimo 40% do tempo das viagens. Outro ponto positivo é a integração dessas faixas exclusivas com a linha sul do Metrofor e com as estações do Bicicletar, já instaladas nas ilhas com espaços reajustados para dar comodidade aos ciclistas.

G1 CE

Corredor da Av. Bezerra de Menezes altera 26 linhas a partir deste sábado

Corredor Antônio Bezerra/Centro passa a funcionar neste sábado (18). Confira todas as mudanças de linhas e itinerários dos coletivos

A primeira fase do Corredor Expresso Fortaleza passa a funcionar neste sábado (18) na Avenida Bezerra de Menezes. Com a implantação de corredor exclusivo para transporte coletivo Antônio Bezerra/Centro, as paradas de ônibus passaram a ser no centro da avenida e as 26 linhas que passam pela via serão alteradas. Segundo a prefeitura, durante o horário comercial, 15 linhas de ônibus circularão pelo corredor com um volume de  94,8 ônibus por hora.

Segundo Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 70 operadores vão orientar os  usuários nos pontos de parada por toda avenida nos primeiros dias da mudança. O tempo de viagens das linhas de ônibus que transitam pela região será reduzido, dando mais velocidade ao transporte coletivo.

O corredor expresso tem 8,2 km de extensão e dez estações: North Shopping, Olavo Bilac, Érico Mota, José Lourenço, Dom Lino, Cruz Saldanha, Instituto dos Cegos, Padre Frota, José Sombra e Otávio Bonfim. Quase todas as 15 linhas vão passar  pelas dez  estações, sendo cinco em direção ao Centro e cinco no sentido Centro-Antônio Bezerra.

Estação Otávio Bonfim

Sete linhas de ônibus não passarão pela estação Otávio Bonfim (sentido Antônio Bezerra – Centro). Os coletivos saem do corredor antes da última estação e entrarão na Rua Justiniano de Serpa. As sete linhas que fazem esse itinerário são: 076 - Cj Ceará/Aldeota; 079 - Antônio Bezerra Náutico; 088 - Antônio Bezerra/Albert Sabin; 222 - AntônioBezerra/Papicu/Antônio Sales;  096 - Cj Ceará/Barão de Studart; 226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana; 855 - Bezerra de Menezes/Washington Soares.

Criação de novas linhas

Outras três linhas foram criadas: 106, 226 e 286. A linha 106 – Floresta/Centro faz percurso complementar à linha 206 - Padre Andrade/Antônio Bezerra. A linha 226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana complementa a 026 - Antônio Bezerra/Messejana. Já a linha 286 - Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont complementa a 086 - Bezerra de Menezes/Santos Dumont. A linha 200 - Antônio Bezerra/Centro que fazia o itinerário apenas aos domingos passa a circular diariamente.

Linhas de vans

As duas linhas de vans que passam pela avenida Bezerra de Menezes terão os itinerários totalmente transferidos. A linha 713-Santos Dumont/Perimetral passa a circular na Rua Gustavo Sampaio (sentido Oeste-Leste) e Rua Azevedo Bolão (sentido Leste-Oeste). A linha 757 – Vila Velha/Centro para a funcionar na avenida Sargento Hermínio.

Absorção de linhas existentes

As demandas de usuários das seis linhas serão absorvidas por outras linhas já existentes. As linhas 201 – Bezerra de Menezes/Bairro Ellery e 233 – Olavo Bilac/Bairro Ellery serão absorvidas pela linha 108 – Santa Maria/Bairro Ellery. A linha 202 - Rodolfo Teófilo/Bezerra de Menezes será incorporada na 302 – Rodolfo Teófilo/José Bastos.

Os passageiros que utilizacam a linha 240 – Quintino Cunha/Centro devem utilizar a linha 210 – Quintino Cunha/Antonio Bezerra. A linha 250–Antonio Bezerra/Centro passará para a ter o número 200.  Já os passageiros da linha 251-Antônio Bezerra/Coração de Jesus podem ser absorvidas pela 200-Antônio Bezerra/Centro; 028 -Antônio Bezerra/Papicu; e 098 - Expresso/Antônio Bezerra/Papicu.

Linhas expressas

Algumas linhas serão expressas, ou seja, não param na Avenida Bezerra de Menezes.  São elas: 096-Conjunto Ceará/Barão de Studart (com paradas a partir da Av. Antônio Sales);

098-Expresso/Antônio Bezerra/Papicu (com paradas a partir da Av Duque de Caxias); 226-Expresso/Antônio Bezerra/Messejana (com paradas a partir da Av. Aguanambi); 286 -Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont (com paradas a partir da Av. Tristão Gonçalves, na Estação de metrô José de Alencar)

Linhas com nomes modificados

Três linhas tiveram os nomes modificados. A linha 108- Santa Maria/Bezerra de Menezes passou a se chamar 108 – Santa Maria/ Bairro Ellery. A linha 200- Av. Bezerra de Menezes agora é Antônio Bezerra / Centro. A linha 206 – Padre Andrade 206 – Padre Andrade / Antônio Bezerra.

Pequenas modificações

De acordo com a Etufor, dezenove linhas mantêm o mesmo itinerário de antes sem ou sofrem pequenas modificações. São elas:

026-Antônio Bezerra/Messejana

028-Antônio Bezerra/Papicu

060-Parquelândia/Parangaba

071-Antônio Bezerra/Mucuripe

074-Antônio Bezerra/Unifor

076-Cj Ceará/Aldeota

079-Antônio Bezerra/Náutico

086-Bezerra de Menezes/Santos Dumont

088-Antônio Bezerra/Albert Sabin (alteração no percurso - sai da José Sombra e passa para a Rua Justiniano de Serpa)

096-Cj Ceará/Barão de Studart

098-Expresso/Antônio Bezerra/Papicu

200-Antônio Bezerra/Centro (ponto final será na Estação de Metrô José de Alencar)

222-Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales

226-Expresso/Antônio Bezerra/Messejana

286-Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont

389-Jovita Feitosa

855-Bezerra de Menezes/Washington Soares (alteração no percurso - sai da José Sombra e passa para a Justiniano de Serpa)

037-Corujão/Cj Ceará/Aldeota

039-Corujão/Av. Bezerra de Menezes