Obras incompletas no BRT Norte/Sul

20/04/2015 - Diário de Pernambuco

A Secretaria das Cidades confirma a entrega do corredor de BRT Norte/Sul para maio deste ano. Mas nem tudo o que foi projetado deverá se confirmar. Além de obras que vão continuar pendentes, entre elas 10 estações e urbanização da PE-15 e ampliação de três terminais - Igarassu, Pelópidas e PE-15 - previstos no projeto, o sistema opera de forma limitada em razão das invasões na faixa exclusiva e congestionamento no tráfego misto.

A maior velocidade desenvolvida no corredor é de 34km/h, em Paulista, mas cai para 4km/h na Avenida Cruz Cabugá. O congestionamento coloca em risco a principal característica do sistema: a regularidade. A faixa exclusiva para o BRT na Cabugá, também prevista, ainda não é uma certeza.

O sistema opera atualmente com 13 das estações 26 previstas. Antes a previsão era de 33 estações. O Norte/Sul transporta, atualmente, uma média de 25 mil pessoas por dia, o que corresponde a 14% dos 180 mil passageiros estimados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano para o trecho do corredor.

Também não contará, por enquanto, com a integração no Terminal de Igarassu. E assim como ocorreu em Camaragibe, no corredor Leste/Oeste, a cidade só deverá assistir o BRT passar por ela. O terminal de Igarassu não comporta um ônibus do porte do sistema e haverá apenas uma estação a cinco quilômetros do terminal e nada mais.

O terminal de Abreu e Lima está previsto para maio. A estrutura fica no cruzamento da BR-101, distante do Centro. Mas a única estação do município fica bem em frente ao terminal. Outro problema é que a faixa que deveria ser exclusiva para o transporte público é invadida pelo tráfego comum.

"Não há nenhum tipo de fiscalização. A faixa do ônibus fica engarrafada com o trânsito local. O melhor trecho é o de Paulista, onde há ações para inibir as invasões. Em Olinda, o descaso também é total", afirmou o diretor da Conorte, que opera o Norte/Sul, Almir Buonora.

Em Olinda, a PE-15 também terá trechos compartilhados com o tráfego misto. Apenas o acesso às estações terá espaço exclusivo. Na Estação Matias Albuquerque estão sendo usados gelos-baianos para delimitar as faixas. A circulação na área da Estação Kennedy também está complicada. A faixa para o tráfego misto ainda está improvisada. A assessoria de comunicação da Secretaria das Cidades não informou quando as obras pendentes deverão ser entregues.

Saiba mais

Diagnóstico do Norte/Sul com o BRT

* Prazo de entrega previsto: Maio de 2015

2 linhas implantadas até agora

26 veículos em operação

88 veículos foram comprados para operar no corredor

25 mil passageiros são transportados por dia

180 mil é a demanda estimada pelo Grande Recife

Dependência dos ônibus convencionais no corredor

33 linhas ainda estão em operação no trecho do Norte/Sul

117 mil passageiros transportados/dia

Estações do Norte/Sul

26 é a atual previsão. Antes eram 33

13 em operação

A situação das estações

Cruz de Rebouças - em obras

Abreu e Lima - em obras

José de Alencar - em operação

Hospital Central - em operação

São Salvador do Mundo - em operação

Cidade Tabajara - em operação

Jupirá - em operação

Aloísio Magalhães - em operação

Bultrins - ainda sem operar

Quartel - em operação

Sítio Histórico - em operação

São Francisco de Assis - sem operar

Matias de Albuquerque - sem operar

Kennedy - sem operar

Complexo Salgadinho - em obras

Tacaruna - em operação

Santa Casa da Misericórdia - em operação

Treze de Maio - em operação

Riachuelo - em operação

Praça da República - em operação