Terminal de Integração do Varadouro, em João Pessoa, pode ser extinto nos próximos anos

Com a integração do VLT, do BRT e do Terminal Metropolitano, Varadouro deve ser aposentado

04/03/2015 - Paraíba.com e Jornal da Paraíba  

Varadouro será substituído por novo Terminal Metropolitano
Varadouro será substituído por novo Terminal Metro
créditos: Paraíba.com
 
O Terminal de Integração do Varadouro, em João Pessoa, pode ser extinto segundo o prefeito Luciano Cartaxo (PT). Com a integração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e, futuramente, o Bus Rapid Transit (BRT), outro local seria reservado para a centralização de todos os serviços de transporte que seriam disponibilizados na Capital.
 
"Solicitamos um estudo à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) para entender as principais reclamações dos usuários. Temos identificado, também, um aumento consistente no uso da integração temporal pelos passageiros", explicou o prefeito. Este levantamento poderá determinar a mudança do modelo de gestão de transporte na cidade. "Descobriremos se está bom, onde precisa melhorar, se está superado e se o bilhete eletrônico não está substituindo o serviço", disse.
 
Apesar disso, a integração pode continuar em funcionamento pela questão da segurança dos usuários. "O principal uso da integração é para economizar no pagamento das passagens para quem precisa pegar mais de um ônibus todos os dias para se deslocar pela cidade", disse.
 
Integração temporal não é unanimidade - Ao contrário do que comentou o prefeito, o uso do sistema de 'integração temporal' é alvo de reclamações dos usuários, que ficaram surpresos com a possibilidade de desativação do terminal. "Acho que não vai dar certo se a prefeitura acabar com a integração, porque com a demora que enfrentamos no trânsito hoje, na maioria das vezes não dá tempo aproveitar a 'integração temporal' e a gente termina pagando outra passagem. Eu mesmo já passei por isso várias vezes", reclamou o universitário Ricardo Bezerra.
 
Já o funcionário público Ariano Melo, que também passa pelo terminal todos os dias para ir ao trabalho, reforçou a crítica do universitário e ainda lamentou a falta de infraestrutura no local. "Aqui não é só a sujeira, ainda tem a poluição sonora nos arredores e ninguém faz nada", denunciou.
 
O prefeito Luciano Cartaxo disse que o Terminal do Varadouro deve ser substituído com a construção do Terminal Metropolitano. "Quando o terminal metropolitano for construído, esse será substituído. Mas, até lá, como temos recebido muitas reclamações, vamos tomar uma decisão mais cedo com relação a isso", disse Cartaxo.
 
Falta de manutenção - Enquanto os projetos da prefeitura não são apresentados, no Terminal de Integração os sinais da falta de manutenção ao longo dos últimos dez anos são visíveis. Paredes pichadas, vigas deterioradas, banheiros sujos e falta de assentos nos abrigos de ônibus são exemplos do abandono.
 
"Aqui é tudo muito sujo, a começar pelos banheiros, e a atenção aos usuários deixa a desejar. Não tem assento para todo mundo nas paradas de ônibus, principalmente para idosos e deficientes", lamentou a supervisora Andréa Carneiro.
 
A aposentada Ana Veridiano, que mora no bairro do José Américo e frequenta a integração pelo menos três vezes por semana para ir à igreja, também reclama do descaso e falta de comodidade para os passageiros que utilizam o espaço público. "Aqui na integração é bom porque a gente se sente mais seguro do que na rua para esperar o ônibus. Se não tiver mais a integração, não sei como vai ser. Agora, o que falta é a limpeza e mais banheiros", disse a idosa.