Obras de túnel vão começar em abril

22/03/2015 -  Diário do Nordeste

Anteriormente previstas para terem início em março, as obras para a construção do túnel no cruzamento das Avenidas Engenheiro Santana Júnior e Padre Antônio Tomás começarão no próximo mês de abril, anunciou, ontem, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, por meio de sua página oficial na rede social Facebook. As intervenções também compreendem a implantação do corredor exclusivo para o transporte coletivo na Avenida Engenheiro Santana Júnior, viabilizando o funcionamento integral do sistema que interligará os terminais do Antônio Bezerra e do Papicu.

"A obra prevê a retirada dos semáforos com a construção de um túnel no cruzamento, corredor exclusivo de ônibus no canteiro central, novas paradas de ônibus, novas calçadas, ciclofaixas e áreas específicas para travessia segura de pedestres", afirmou o chefe do Executivo Municipal, por meio da rede social. O gestor também acrescentou que as intervenções irão "privilegiará usuários de transporte público, que ganharão mais tempo e conforto".

Prazo e investimento

Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura, o prazo para a conclusão das intervenções é de 16 meses. Ou seja, se não houver atrasos, as obras estarão concluídas em agosto de 2016.

O custo previsto é de R$ 25 milhões, a serem financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O prefeito Roberto Cláudio também disponibilizou no Facebook uma maquete eletrônica, por meio da qual é possível visualizar detalhes do projeto.

Passarelas

Na Av. Engenheiro Santana Júnior, serão construídas duas passarelas, localizadas nas proximidades das ruas Israel Bezerra e General Tertuliano Potiguar.

Espaços exclusivos para a travessia de pedestres também estarão localizados sobre o túnel que será erguido no cruzamento com a Av. Padre Antônio Tomás. O equipamento terá calçadas e receberá arborização.

Plano de tráfego

O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias, havia afirmado em janeiro que o órgão estava finalizando o plano de desvios de trânsito necessários para realizar a obra, juntamente à Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Entretanto, a Prefeitura ainda não divulgou detalhes do esquema de tráfego.

Essa será a última grande intervenção dentro do programa de obras para a implantação do corredor exclusivo para ônibus, que também incluiu a requalificação dos terminais do Papicu e Antônio Bezerra e das avenidas Humberto Monte, Domingos Olímpio, Antônio Sales, Engenheiro Santana Júnior e Bezerra de Menezes. No corredor, circula a Linha 222 desde novembro do ano passado, composta por ônibus articulados, com capacidade para transportar 150 passageiros.

Bezerra de Menezes

A operação integral do corredor exclusivo também depende da conclusão dos trabalhos na Bezerra de Menezes, em andamento desde o ano passado.

Na via, estão sendo construídas dez estações de embarque e desembarque de passageiros dos coletivos, localizadas no canteiro central. O secretário Samuel Dias havia informado em janeiro que 80% da intervenção já haviam sido concluídos, e a expectativa de entrega era de até o fim deste mês de março.

Roberto Cláudio também já havia anunciado a estruturação de dois novos corredores exclusivos para o transporte público: Fernandes Távora/Expedicionários e Augusto dos Anjos/José Bastos. Conforme o gestor, as duas obras estão em processo de licitação e o início dos trabalhos também deve ocorrer em abril.

Para instalar os sistemas, será necessário realizar o alargamento da Av. Augusto dos Anjos e requalificar a Av. José Bastos. Já na Fernandes Távora, serão executados serviços de drenagem, e pavimentação e padronização das calçadas.