Em Fortaleza, avenida Abolição terá nova faixa exclusiva

05/03/2015 - Diário do Nordeste - Fortaleza / Paraná Extra


Até o fim deste mês, mais uma faixa exclusiva para ônibus deverá ser implantada em Fortaleza. O foco, dessa vez, é a Avenida Abolição, que receberá uma via destinada somente aos coletivos e táxis em um trecho de 5,3 Km, seguindo desde o fim da Av. Beira Mar até a Rua José Vilar.

Com a instalação do novo trajeto para os ônibus, a capital cearense passa dos 61,6 quilômetros de faixas exclusivas já implantadas para 66,9. Segundo o engenheiro da Prefeitura de Fortaleza, Dante Rosado, a entrega do novo equipamento, prevista para acontecer ainda em março, pode sofrer alterações, em consequência do período chuvoso. "A sinalização é feita no período noturno, mas com as chuvas, as atividades atrasaram, e isso pode afetar no prazo de entrega", informa.

Ainda de acordo com o engenheiro da Prefeitura, a intervenção para executar a sinalização na Avenida Abolição já foi autorizada e será posicionada ao lado direito da via.

A Prefeitura pretende implantar, até julho de 2015, faixas exclusivas nas avenidas Leste-Oeste, Alberto Craveiro, Mister Hull, Osório de Paiva, Coronel Matos Dourado e Juscelino Kubitschek. Dessa forma, um total de 16 vias da cidade estarão contempladas, com cerca de 122 quilômetros de rotas dedicadas ao transporte público.

Projeto

Os corredores exclusivos para ônibus foram criados com o objetivo de priorizar o transporte coletivo. Desde a sua implantação, muitas melhorias já foram observadas, conforme a gestão municipal. Além da redução no tempo de espera dos passageiros, em horários de pico, as avenidas Santos Dumont e Dom Luís registraram, respectivamente, 207% e 146% de aumento da velocidade, chegando a atingir 13,5 quilômetros por hora. Ainda segundo Dante Rosado, esse aumento no tráfego reflete positivamente na redução dos gastos com combustível e na diminuição de até 40% na emissão de gases poluentes pelos veículos.

Para receber as vias reservadas ao transporte público, as avenidas precisam ter, pelo menos, três faixas de tráfego, uma quantidade considerável de ônibus e condições que não tornem necessários grandes investimentos de infraestrutura, como por exemplo, o alargamento de vias, uma vez que uma das intenções observadas pelo projeto é solucionar a curto prazo os problemas com o tráfego de veículos.

Fiscalização

No período inicial de implantação do programa, era possível observar motoristas que não respeitavam as faixas. A Prefeitura atenta para o fato de que o desrespeito ainda existe, entretanto, vem diminuindo. "A população está mais consciente das leis de sinalização e, consequentemente, respeitando mais" elucida Dante Rosado.

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) realiza fiscalização constante dos condutores que desrespeitam as faixas, com o auxílio de equipamentos eletrônicos ou por intermédio de agentes de trânsito que ficam em postos fixos ou em rotas volantes. Quem não obedece os limites das faixas exclusivas, pode receber multa de R$53,20, além de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

A fiscalização nas faixas começa a valer 15 dias após a implantação. Todas as vias que possuem o corredor exclusivo já são passíveis de multa, com exceção da Av. Perimetral, onde as multas serão registradas a partir do próximo sábado, dia 7.

Podem trafegar nas faixas apenas ônibus, vans, táxis e transportes escolares. A veículos particulares, só é permitido para fazer conversões à direita ou ter acesso a estabelecimentos. O condutor deve se orientar pela linha seccionada, estando atento para não passar por dois equipamentos de fiscalização consecutivos.

Paraná Extra

Prefeitura de Curitiba implanta mais faixas exclusivas para ônibus na Capital

A Prefeitura de Curitiba iniciou na madrugada desta terça-feira (3) a preparação do pavimento para a implantação de duas novas faixas exclusivas para ônibus na cidade, nas ruas Marechal Deodoro e Desembargador Westphalen. As duas faixas deverão entrar em operação até o fim de março, reforçando a política municipal de priorização do transporte coletivo. A primeira faixa exclusiva da capital funciona desde julho do ano passado na Rua XV de Novembro.

A faixa exclusiva da Marechal Deodoro será demarcada no trecho entre a Rua João Negrão e a Alameda Dr. Muricy. Ela beneficiará 30 mil passageiros transportados por 13 linhas do transporte coletivo – Canal da Música/Vista Alegre, Novena, Jardim Social/Batel, Itupava/Hospital Militar, Rua XV/Barigui, Detran/Vicente Machado, Cristo Rei, Cajuru, Capão Imbuia/Parque Barigui, Alcidez Munhoz/Jardim Botânico, Fazendinha, Caiuá e Executivo/Aeroporto. A velocidade máxima permitida na via será de 40km/h.

A faixa exclusiva da Desembargador Westphalen irá da Avenida Visconde de Guarapuava até a Avenida Presidente Getúlio Vargas, beneficiando 70 mil passageiros de 20 linhas que passam pela via – Jardim Mercês/Guanabara, Universidades, Bom Retiro/PUC, Vila Macedo, Jardim Centauro, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba, Jardim Itiberê, Canal Belém, Alferes Poli, Guilhermina, Menonita, Vila Izabel, Vila Rosinha, Carmela Dutra, Vila Velha, Cotolengo, Ligeirinho Bairro Novo e Ligeirinho CIC/Cabral.

Com as faixas exclusivas, os ônibus deverão ter velocidade contínua, fazendo com que as viagens sejam feitas em menor tempo. As outras faixas de circulação da Marechal Deodoro e da Desembargador Westphalen também passarão a ter a velocidade máxima permitida nos trechos correspondentes das faixas exclusivas.

No trecho exclusivo, será permitido apenas o acesso de veículos de moradores nas regiões próximas a garagens de casas e prédios localizados no lado direito das vias. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar na mesma – devem adentrar as guias rebaixadas existentes e permanecer apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque de passageiros.

Para as conversões à direita de veículos, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento e onde haverá uma linha pontilhada separando as faixas, ao invés dos tachões. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência –, para depois fazer a conversão à direita.

Em um cruzamento da Rua Marechal Deodoro (com a Alameda Dr. Muricy) e em um cruzamento da Rua Desembargador Westphalen (com a Avenida Getúlio Vargas), algumas linhas de ônibus terão que fazer uma conversão à esquerda. Próximos a esses cruzamentos, foram criados outros espaços de 20 metros (também demarcados com linha pontilhada, aos invés dos tachões) para a saída dos ônibus da faixa exclusiva. Os demais veículos devem dar preferência para a conversão à esquerda dos ônibus. Todas as conversões e preferências serão sinalizadas com placas.

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