sábado, 27 de dezembro de 2014

Primeira linha mista entra em operação a partir de segunda-feira

27/12/2014 - Diário de Pernambuco

A partir desta segunda-feira, entra em operação a primeira linha mista (BRT e convencional) que atenderá ao Terminal Integrado da Caxangá. Serão 14 novos veículos, sendo nove BRTs e cinco comuns articulados, que devem transportar, em média, três mil passageiros por dia. Com a implantação da linha 437 - TI Caxangá (Centro), os convencionais Tabatinga e Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) passam a funcionar como linhas alimentadoras e terão os itinerários modificados. O TI Caxangá (Centro) começa a ser testado hoje.

Com a implantação da TI Caxangá (Centro), os ônibus Tabatinga e Jardim Primaveira (Vale das Pedreiras) circulam dos bairros até o Terminal Integrado da Caxangá, de onde será possível embarcar e seguir até o Centro do Recife. Para os passageiros que vão descer no Derby ou na Avenida Guararapes, onde há estações, o BRT é a melhor alternativa. Já o ônibus convencional articulado é a opção para quem for até a Conde da Boa Vista, onde ainda não existe faixa exclusiva nem estações.

O modelo será misto até o fim do primeiro semestre de 2015, quando os terminais da 3ª e 4ª perimetrais, na Caxangá, estão previstos para ficar prontos. ?O projeto do BRT previa que todo o corredor ficaria pronto no mesmo momento, mas a obra atrasou. Quando estiver pronto, não vou ter mais nenhum veículo convencional no trânsito da Caxangá. Só BRT. Até lá, vamos precisar de alternativas?, justificou o diretor de operações do Grande

Recife, André Melibeu. A solução, disse ele, foi indicada pelos moradores das comunidades de Camaragibe.

A operadora de telemarketing Maria Thaís, 20 anos, gasta cerca de uma hora e meia para se deslocar de Camaragibe ao Centro do Recife em um ônibus apertado e quente. Com a linha TI Caxangá (Centro), ela acredita que o tempo será reduzido. ?Gasto muito tempo para chegar ao meu destino. É um tempo perdido no meu dia. Vai ajudar muito essa linha expressa?, conta.

Das 12 estações em operação no corredor Leste/Oeste, apenas a Capibaribe não será atendida pela nova linha. Com ela, o corredor terá um total de quatro em operação, contando com a Camaragibe (Centro) e Camaragibe (Derby).

Saiba mais

Nova linha 437 - TI Caxangá (Centro)

14

novos veículos

9

BRTs

5 convencionais articulados

Novo itinerário das linhas Tabatinga e Jardim Primavera (Vale das Pedreiras):

Seguirão o trajeto atual até a Caxangá, entrarão na Avenida Afonso Olindense e Rua Rodrigues Ferreira, de onde retornarão para o TI da Caxangá

Nenhum comentário:

Postar um comentário