Os ônibus BRT articulados e climatizados da linha 222 - Antônio Bezerra/Papicu via Antônio Sales

29/12/2014 - Fortalbus

Com a recente inauguração do novo Terminal Antônio Bezerra e a adoção de diversas faixas preferenciais para ônibus, e a entrega dos viadutos do Cocó, o BRT de Fortaleza ficou cada vez mais consolidado. Os ônibus articulados climatizados, que contam com atributos como câmbio automático e suspensão pneumática, compõem a frota da linha 222 (Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales).

A nova linha 222 - BRT Antônio Bezerra/Papicu via Antônio Sales, veio para inovar e desafogar três outras, a 074 (Antônio Bezerra/Unifor), a 028 (Antônio Bezerra/Papicu) e a 079 (Antônio Bezerra/Náutico), fazendo com que a demanda entre o terminal Antônio Bezerra e Papicu seja dividida. 




As estações BRT na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, estão em fase de conclusão, mas algumas já estão totalmente finalizadas, demostrando assim como será o futuro transporte coletivo de Fortaleza.

Ao todo serão 10 estações. Quando o corredor for entregue os ônibus deixarão de trafegar pela direita e, tanto os ônibus sanfonados da linha 222- Antônio Bezerra/Papicu via Antônio Sales, quanto os ônibus das linhas normais, irão operar com paradas no canteiro central.



As paradas de ônibus são diferentes das que habitualmente utilizamos diariamente, Haverá paradas destinadas aos ônibus convencionais, com portas na direita, e para ônibus articulados, que tem porta à esquerda. Os usuários terão acesso às estações no canteiro central, por meio das faixas de pedestres que serão instaladas com semáforos em cada uma das cinco paradas em cada sentido.





A principal vantagem do BRT é diminuir o tempo de percurso do transporte público e, consequentemente, o tempo de espera do passageiro nas paradas, no deslocamento que liga o Terminal do Antônio Bezerra ao Terminal do Papicu. 





Com isso, o ônibus sairá do Terminal Antônio Bezerra, pegará a faixa exclusiva na Av. Mister Hull, entrará no BRT da Bezerra de Menezes, seguirá pelas faixas exclusivas da Domingos Olímpio e Antônio Sales, pegando o viaduto do Cocó e finaliza seu percurso no Terminal Papicu. 

O ônibus articulado da Viação Santa Cecília, foi o primeiro a chegar para as operações no Expresso Fortaleza, O modelo escolhido foi o Gran Metro, fabricado pela Mascarello, carroçadora que é a preferência majoritária da Santa Cecília na aquisição de novos veículos. 





O possante é montado sobre chassi Volvo B340M, o que também destaca a vanguarda da empresa, visto que as últimas aquisições da montadora sueca em Fortaleza se deram há quase 20 anos. O Gran Metro possui itens que garantirão maior conforto aos usuários, como sistema de ar refrigerado, poltronas com almofadas, piso taraflex, além de suspensão pneumática, computador de bordo, bem como sistemas de freio a disco com ABS e controle de tração.





Já a Mercedes-Benz não poderia ficar de fora dessa nova tecnologia, e a cidade de Fortaleza com seu importante mercado de vendas ganhou novos ônibus articulados trazendo a marca e confiança da Mercedes-Benz. São sete unidades do modelo O 500 MA de piso alto. Com capacidade para 150 passageiros, os articulados O 500 MA que operaram em Fortaleza, possuem configuração de portas altas à esquerda, para acesso junto ao canteiro central no corredor BRT Antônio Bezerra/Papicu. Para maior conforto dos usuários, são equipados com ar condicionado e suspensão pneumática. Além disso, o motorista é beneficiado com as facilidades do câmbio automático.





Os articulados O 500 da Mercedes-Benz, assim como os demais ônibus urbanos da marca, são reconhecidos no mercado pelo reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional e de manutenção. Além disso, a robustez e a resistência dos chassis Mercedes-Benz asseguram um alto índice de disponibilidade na severa operação do transporte urbano em Fortaleza.