terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Faixa para ônibu0s começa a funcionar em João Pessoa

02/12/2014 - Jornal da Paraíba

Desde ontem, parte da Epitácio Pessoa, principal avenida de João Pessoa, passou a contar com faixa exclusiva para ônibus, mas no primeiro dia de mudança muitos condutores 'desavisados' desrespeitaram a sinalização e invadiram a via, identificada por uma faixa na cor azul. A exclusividade foi implantada a partir do cruzamento da avenida Amazonas, no bairro dos Estados, até o Parque Sólon de Lucena (anel interno), onde já existe faixa desse tipo.

A medida faz parte da preparação das vias para o Bus Rápid Transit (BRT), que deve ser implantado no próximo ano, e amplia a faixa exclusiva de 2,5 quilômetros (km) para mais de 7km.

Na faixa exclusiva, além dos ônibus, podem circular as bicicletas, desde que tomem os cuidados necessários, como a distância de segurança entre os coletivos urbanos, veículos da Polícia Militar, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e ambulâncias que estejam em situação de emergência com luzes e sirenes acionadas. As intervenções foram feitas no sentido Centro/Praia e Praia/Centro.

Os veículos comuns também podem trafegar pelo local, mas somente quando tiver curva à direita e os condutores forem fazer uso dela. Além disso, o acesso deve ser apenas nos últimos 50 metros antes da mudança de rota. Entretanto, não foi bem isso que a reportagem verificou na manhã de ontem. Em um pequeno intervalo de tempo, vários veículos foram flagrados fazendo o uso indevido das faixas exclusivas.

Quando questionado sobre o uso da via destinada aos coletivos urbanos, o condutor de um carro, que não quis se identificar, disse que percebeu a faixa mais livre e por isso a usou. "Não tinha percebido que estava pintado, mas mesmo assim vou entrar na próxima rua a direita, não tinha como estar no outro lado da rua", justificou.

Para o motorista de ônibus Alberto Pereira, que trabalha diariamente trafegando pela Epitácio Pessoa, apesar do descuido de alguns condutores, a medida já fez efeito no fluxo do trânsito. "É só adaptação. Quando todos já estiverem familiarizados, não haverá mais problema. Mesmo assim, já estou sentindo diferença. A viagem fica mais rápida", afirmou.

Falando em rapidez, esse é o principal objetivo da Semob, que com a ampliação da faixa exclusiva de ônibus quer que haja uma distribuição mais justa das vias da cidade, priorizando o transporte coletivo que, em média, é responsável por aproximadamente 70% dos deslocamentos da população, que soma cerca de 270 mil usuários. A ampliação também servirá para a implantação do Bus Rápid Transit (BRT) ou Transporte Rápido por Ônibus, que proporcionará mobilidade urbana rápida, confortável e segura aos passageiros.

De acordo com o órgão, o critério para a definição do trecho escolhido foi o número de linhas que circulam no corredor e a existência de vias paralelas por onde os veículos particulares podem circular de maneira alternativa à Epitácio Pessoa. Para isso, agentes de mobilidade estarão orientando os condutores por um período de 30 dias até a adaptação completa.

FAIXAS EXCLUSIVAS

Atualmente, na capital, existe faixa exclusiva a partir do anel interno da Lagoa, Viaduto Miguel Couto, avenida Cardoso Vieira, avenida Candido Pessoa e avenida Sanhauá até o Terminal de Integração do Varadouro. Após o terminal, a faixa prossegue pela rua Padre Azevedo, rua Padre Meira até o cruzamento da avenida General Osório com rua Guedes Pereira.

Com a ampliação, esses trechos serão interligados à Epitácio Pessoa até o cruzamento com a avenida Amazonas (proximidades do supermercado Extra), incluindo as avenidas Getúlio Vargas, Almirante Barroso e Maximiano Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário