Fortaleza: BRT Bezerra de Menezes/Centro, começam a funcionar no fim de dezembro

15/11/2014 - Verdinha

As estações de BRTs na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, estão em fase de conclusão e devem ser entregues à população no fim de dezembro deste ano, de acordo com o prefeito Roberto Cláudio.

"Até final de dezembro todas as 10 estações estarão prontas. Nesse momento, os ônibus deixarão de andar pela direita e, tanto os ônibus sanfonados, quanto os ônibus normais, irão ter as paradas nos canteiros centrais", afirmou.

O prefeito disse ainda que haverá estações diferentes, de acordo com os tipos de ônibus. "Vai ter uma parada diferente para ônibus padrão, que tem porta na direita, e para ônibus sanfonado, que tem porta a esquerda", comenta.

A população terá acesso às estações, que ficam nos canteiros centrais, por meio das faixas de pedestres. "Vão ter faixas de pedestres com sinais em cada uma das cinco paradas. Na verdade, são 10, mas cinco de cada lado", disse.


A intenção da Prefeitura é diminuir o tempo de percurso do transporte público e consequentemente, o tempo de espera do passageiro nas paradas, no deslocamento que liga o Terminal do Antônio Bezerra ao Terminal do Papicu.

Com essas modificações, o ônibus sairá do Terminal do Antônio Bezerra, que passou por uma reforma recentemente, pegará a faixa exclusiva na Av. Mister Hall, entrará no BRT da Bezerra de Menezes, seguirá pelas faixas exclusivas da Domingos Olímpio e Antônio Sales, pegando o viaduto e finalizando o percurso no Terminal do Papicu.

O prefeito falou ainda que, até o final de 2016, 25% da frota de ônibus estarão rodando com ar-condicionado.