Ônibus articulado começa a circular em Fortaleza

16/10/2014 - O Povo - Fortaleza / Estado do Ceará

Ao primeiro ronco do motor, os celulares não se aguentaram nos bolsos. Tinham de registrar em lentes que não fossem retina, guardar a novidade para alcançar outros olhos. Foi assim a primeira viagem do ônibus articulado que começou a circular pela Capital, como teste, na linha 084 - Antônio Bezerra/Messejana/Perimental. Ontem, o novo veículo se uniu aos 11 ônibus que fazem diariamente o trajeto entre os terminais do Antônio Bezerra e da Messejana.

A operação experimental funcionará até novembro, quando deve ser concluída a instalação das paradas de ônibus no canteiro central da avenida Bezerra de Menezes. Os serviços ocorrem para viabilizar o corredor exclusivo para ônibus (BRT, Bus Rapid Transit) na via.

Com o fim dos serviços, esse e outros sete ônibus articulados serão deslocados para fazer o itinerário entre o Terminal do Antônio Bezerra e o Centro, pelo corredor exclusivo. Como na avenida o embarque/desembarque será feito pelo lado esquerdo, os novos veículos já possuem as portas com adaptação.

O articulado tem ainda componentes de conforto, como ar-condicionado e suspensão pneumática, o que permite mais estabilidade no interior do coletivo. O veículo tem capacidade para transportar 150 passageiros, 55 a mais que os ônibus comuns.

Laydyelle Siqueira, 31, aprovou a novidade. A supervisora de logística precisa fazer diariamente todo o percurso do coletivo para chegar ao trabalho. Nos ônibus convencionais, segundo ela, é difícil encontrar assento vago e a quentura do sol sempre incomoda. "Mas se for todo dia com esse novo ônibus fica bom. Viajar sentado e com ar-condicionado facilita muito", comenta.

Outras avenidas

"Queremos testar vários atributos desses veículos, tanto em relação ao conforto de passageiros como às próprias características dos ônibus, por exemplo a capacidade de frenagem e aceleração", comenta Antônio Ferreira, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Segundo ele, a proposta é que esse experimento seja feito em outras vias da Capital, a depender da disponibilidade dos ônibus articulados. A prioridade, de acordo com Ferreira, serão linhas com grande fluxo de passageiros em vias que já possuem faixas exclusivas, como a avenida José Bastos.

Além dos oito veículos articulados que atuarão no corredor Antônio Bezerra/Centro, outros veículos como a mesma tecnologias farão o trajeto que ligará os terminais do Antônio Bezerra e do Papicu, também usando a avenida Bezerra de Menezes. Essa linha só funcionará em 2015, após intervenções nos cruzamentos da avenida Engenheiro Santana Júnior com as avenidas Antônio Sales e Padre Antônio Tomás, além da reestruturação do Terminal do Papicu.

Saiba mais

O POVO acompanhou a primeira viagem do ônibus articulado por Fortaleza. O trajeto entre os terminais do Antônio Bezerra a do Papicu durou exatos 50 minutos. Em alguns trechos da avenida Perimetral, principalmente no bairro Siqueira, as ondulações na via provocavam balanço intenso.

Esta não é a primeira vez que Fortaleza recebe ônibus articulados no sistema de transporte coletivo. Por dez anos, entre 1990 e 2000, os veículos "sanfonados" percorrem as ruas da cidade. A proposta, à época, era de os ônibus percorrem avenidas como Bezerra de Menezes, José Bastos e Aguanambi.

Ontem, um grupo de busólogos (pessoas interessadas por ônibus) acompanhou o primeiro dia dos novos coletivos.

O Estado do Ceará

População aprova ônibus articulado

No primeiro dia em circulação em Fortaleza, o ônibus articulado aguçou a curiosidade da população e foi aprovado pelos passageiros. O veículo começou a funcionar de forma experimental fazendo a linha 082, que realiza o trajeto Antônio Bezerra/Perimetral/Messejana.

No terminal de Messejana, um dos pontos de saída da linha, a maioria dos passageiros estranhou o novo ônibus, fazendo muitas perguntas ao entrar, principalmente sobre o itinerário. Outros nem se arriscaram a explorar o veículo até o final e preferiram ficar de pé, próximo ao motorista.  A aposentada Maria Estela ficou surpresa e quase não entrava no novo ônibus. "Pensei que eu tivesse errado a parada, mas eu não estava enganada. Perguntei ao motorista se os pontos de paradas ainda eram os mesmos, pois fiquei com medo que o itinerário tivesse mudado também", disse aprovando o conforto. "É mais espaçoso, dá para ir sentada e tem até ar-condicionado", contou.

O técnico de segurança do trabalho, Rafael Fernandes, é busólogo (gosta e estuda sobre ônibus) e fez questão de conhecer de perto o ônibus articulado. "Gostei do desempenho dele nas ruas, aparenta ser muito seguro, além de confortável. Acredito que o investimento que estão fazendo vai valer a pena, principalmente quando o corredor exclusivo começar a funcionar", disse. Rafael também falou sobre a diferença dos novos articulados com os que foram implantados nos anos 90 em Fortaleza. "A diferença é grande. Os antigos não tinha ar-condicionado, tinham portas só de um lado, eram muito quentes, barulhentos. Eu não me sentia seguro", recordou o busólogo.

O motorista da linha 082, Carlos Cristiano, nunca tinha dirigido um ônibus articulado, mas assegurou que achou fácil devido à sua experiência com carretas. "É um carro muito bom de dirigir e de fácil adaptação. Não fiz nenhum curso, mas como eu era motorista de carreta já sei como manobrá-lo", acrescentou, afirmando que o ônibus tem vários itens de conforto. "Gostei muito do sistema automático, porque acabou com a fadiga do braço e da perna, que incomoda muito os motoristas dos ônibus convencionais", explicou.

ETUFOR

Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), os motoristas não passaram por treinamento específico para dirigir o novo ônibus, é preciso apenas que tenham habilitação E. "Dezenas de motoristas já possuem essa capacitação, então à medida que os veículos forem chegando já teremos motoristas aptos para dirigi-los", informou a assessoria.

Paulo Ferreira é motorista de ônibus há 10 anos e estava empolgado com o novo veículo em circulação. Ele disse que até pensa em tirar carteira E para poder dirigir algum dos novos modelos. "Gostei do ônibus, muito bonito e parece ser bom de trafegar com ele nas ruas". Porém, Ferreira lembrou que os motoristas dos novos articulados ganham mais responsabilidade ao dirigi-lo. "No articulado, nós transportamos 100 pessoas a mais em comparação com o comum. Então, a responsabilidade dobra", alertou.

Já o cobrador Eden Melo citou o conforto como um dos melhores itens do ônibus. "O calor e o sol cansam muito o nosso trabalho. O ar-condicionado, com certeza, deixa o trabalho e a viagem dos passageiros mais confortável. Todos ficam felizes quando entram". Ele destacou, ainda, que, quando o novo ônibus articulado passa nas ruas, algumas pessoas acenam e tiram fotos. "Estão gostando da novidade".

ÔNIBUS

O ônibus articulado tem como característica principal o aumento da capacidade de passageiros, passando de 95 para 150 lugares. Além disso, itens de conforto como ar-condicionado, suspensão pneumática, câmbio automático, portas elétricas, câmeras de ré e de segurança espalhadas no veículo. Os ônibus também contam com portas elevadas, que serão utilizadas nas estações do corredor Antônio Bezerra/Centro e portas na altura padrão, para as paradas no restante da cidade.

A linha 082 foi escolhida para iniciar o experimento por fazer a ligação entre os dois grandes terminais da cidade, Antônio Bezerra e Messejana, passando por vias como Av. Mister Hull, R. Cel. Matos Dourado, R. Cônego de Castro, Av. Pres. Costa e Silva e Av. Jornalista Tomás Coelho. Segundo a Etufor, o ônibus articulado será acrescentado à frota dessa linha até o início da operação do corredor Antônio Bezerra/Centro, passando a operar exclusivamente no corredor após a inauguração. O veículo articulado circula diariamente entre 5h45 e 20h23, com o preço normal da tarifa: R$ 2,20 (inteira) e R$ 1,10 (meia).

A assessoria da Etufor informou, também, que outro ônibus articulado está em processo de licenciamento e deve iniciar a operação em breve. "A expectativa é que oito articulados estejam circulando no corredor Antônio Bezerra/Centro até o final desse mês", garantiu a Etufor.