Grande recife: Corredor Norte/Sul ganha mais um BRT

03/10/2014 - Diário de Pernambuco / Folha de Pernambuco

A partir desta sexta-feira (03), a linha 1979-TI Pelópidas (Dantas Barreto), que liga Paulista ao Centro do Recife, passa a operar exclusivamente com o Bus Rapid Transport (BRT). Com a mudança, o transporte atenderá, nos dois sentidos, às quatro estações do Corredor Norte/Sul (Tacaruna, 13 de Maio, Riachuelo e Praça da República).

A rota percorrida pelo ônibus também passará por alterações. Começando no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, o BRT deixará de trafegar pela Rua do Sol e passará a fazer o retorno na Avenida Dantas Barreto, realizando itinerário pela Av. Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua do Riachuelo, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Praça da República, AV. Dantas Barreto, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora e Rua do Riachuelo.

Outra mudança é que o 1979 também passará a integrar no terminal, tanto no sentido cidade/subúrbio quanto subúrbio/cidade. Dentro do TI PE-15, o embarque e desembarque serão sinalizados nas plataformas. Ao todo, serão 12 BRTs realizando 88 viagens com intervalo de cinco minutos nos horários de pico. A linha circulará de segunda a sexta, das 5h30 às 19h40.

Folha de Pernambuco

Nova linha do BRT em ação no Recife

Novidades para os moradores do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e que seguem com destino ao Centro do Recife. A partir desta sexta-feira (03), começa a operar uma nova linha do sistema Via Livre do Bus Rapid Transit (BRT), circulando pelo corredor Norte-Sul. A 1979 - TI Pelópidas (Dantas Barreto) seguirá do Terminal Integrado Pelópidas Silveira atendendo as quatro estações em operação no corredor: Tacaruna, 13 de Maio, Riachuelo e Praça da República. Com a implantação dessa segunda linha do ramal, o trajeto feito pelos ônibus convencionais que atendiam a linha, deixará de existir.

Com a mudança, a nova linha do BRT deixará de trafegar pela rua do Sol e passará a fazer retorno na avenida Dantas Barreto. Após sair do TI, os coletivos seguirão pela PE-015, avenida Pan Nordestina, e, na sequência, avenida Cruz Cabugá, rua do Hospício, rua do Riachuelo, rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Praça da República, avenida Dantas Barreto, rua Siqueira Campos, rua Cleto Campelo, avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, rua da Aurora e rua do Riachuelo, retornando para a Cruz Cabugá, no sentido Paulista.

Ao todo, a nova linha circulará com 12 BRTs realizando 88 viagens, com um intervalo de cinco minutos nos horários de pico. A TI Pelópidas (Dantas Barreto) vai circular de segunda a sexta, das 5h30 às 19h40.

Os usuários do TI PE-015 também serão beneficiados com a nova linha. Com o início da operação exclusiva com BRT, a 1979 também passará a integrar no terminal, tanto no sentido cidade/subúrbio quanto no inverso, dando mais opções aos usuários com destino ao Centro do Recife. Dentro do terminal, o embarque e desembarque da linha serão indicados por totens.

Já a operação do Via Livre 1915 - PE-015 (Dantas Barreto) continua inalterada. São 14 BRTs, fazendo 143 viagens e um intervalo de cinco minutos entre um veículo e outro. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a expectativa é que, com a novidade, o corredor Norte/Sul passe a atender cerca de 17.800 mil passageiros por dia.