Mais um atraso anunciado nas obras dos corredores do BRT de Recife

23/09/2014 - Folha de Pernambuco

Mais um atraso anunciado nas obras dos corredores do BRT de Recife

As obras dos dois corredores o novo modal de transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR), o Bus Rapid Transit (BRT), vão atrasar novamente. Previsto para ser entregue para a Copa do Mundo e depois postergado para o mês de novembro, agora, a Secretaria das Cidades trabalha com fim do ano como prazo de conclusão dos ramais e das estações de embarque e desembarque de passageiros. São 28 estações no corredor Leste-Oeste e 29 no Norte-Sul, mas, até o momento, apenas 14 nos dois trechos estão em operação.

Minimizando os percalços, a implantação a passos lentos teve ontem mais um avanço, o início da operação da segunda linha do trajeto que segue de Camaragibe até o Recife. A linha Camaragibe-Centro foi desmembrada e implantada o circuito de Camaragibe retornando a plataforma do Derby. A outra segue até a avenida Guararapes pela avenida Conde da Boa Vista. Com isso, houve uma divisão do número de ônibus BRT e incluindo mais quatro coletivos que estavam parados nas garagens das empresas.

Enquanto isso, no corredor Norte-Sul, desde a última sexta-feira, a situação é de longos períodos de irritação para condutores e passageiros de transporte público, inclusive do BRT. A interdição de trechos da avenida Cruz Cabugá para as obras de construção das estações tem provocados congestionamentos compreendem toda a extensão da via. As obras na via são de implantação de placas de concreto nos trechos onde serão construídas as estações do BRT.

A Secretaria das Cidades confirmou que colocação do material mais resistente que o asfalto normal ocorre por conta do peso superior dos novos ônibus em relação aos coletivos convencionais. Nesse local, a via foi estreitada para duas faixas, piorando a circulação da Cruz Cabugá, que já é complicada no horário. "Passei o dobro do tempo do que geralmente gasto para cruzar a Cabugá", informou a cabeleireira Janaína Freitas.