BRT inaugura duas novas estações em Recife

07/08/2014 - Diário de Pernambuco

Hoje será inaugurada a estação Caiara, que fica na Avenida Caxangá, nas imediações do Hospital Barão de Lucena. Amanhã, os passageiros poderão usar a estação da Rua do Riachuelo, no bairro da Boa Vista. A previsão é de que todas as estações dos dois ramais entrem em operação até o fim de novembro.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, as estações estão sendo entregues de acordo com a finalização das obras. Atualmente, passam pelo corredor Leste/Oeste 20 veículos da linha BRT 2450 Camaragibe (Centro), totalizando 124 viagens. Os ônibus circulam de domingo a domingo, das 4h30 às 22h.

Com a inauguração de hoje, serão oito estações do Leste/Oeste em funcionamento: Capibaribe, BR-101, Caiara, Getulio Vargas, Forte do Arraial, Abolição, Derby e Guararapes. Até o fim da próxima semana, os pontos Zumbi e Parque de Exposição também entrarão em operação.

As obras do Leste/Oeste começaram em janeiro de 2012 e mudaram várias vezes de prazo final. A nova data de entrega é o fim de setembro. Quando ficar pronto, o corredor fará o transporte diário de 155 mil pessoas, em 95 ônibus. Na última segunda-feira, houve o aumento da frota e de viagens na rota de Camaragibe ao Centro do Recife, de 18 para vinte veículos e de 116 para 124 viagens.

Já no corredor Norte/Sul, que liga o município de Igarassu ao Centro do Recife, a linha atualmente em operação é a 1915 PE-15 (Dantas Barreto). Com a inauguração da estação Riachuelo, serão três em funcionamento. As duas já em operação são as do Tacaruna e da Praça da República. Até então, os BRTs Via Livre não chegam até Igarassu, finalizando as viagens na PE-15.

Atualmente, a linha 1915 circula de domingo a domingo, das 9h às 16h, com quatro veículos, realizando 21 viagens com intervalo de 20 minutos entre um ônibus e outro. O corredor Norte/Sul ficará pronto em novembro. Depois de concluído, serão 180 mil pessoas transportadas por dia, em 84 BRTs. O projeto inicial previa 31 estações no corredor Norte/Sul e 21 no Leste/Oeste, mas foi reduzido.