quinta-feira, 17 de julho de 2014

Entra em operação linha do BRT Norte-Sul de Recife

17/07/2014 - Folha de Pernambuco

Começou a funcionar na manhã desta quarta-feira (16) o novo sistema de transporte público, o Bus Rapid Transit (BRT), que opera no corredor Norte-Sul. Inicialmente, quatro veículos farão as viagens do Terminal Integrado da PE-15, em Olinda, realizando uma parada na estação de embarque em frente ao Shopping Tacaruna, na avenida Cruz Cabugá, e com ponto final da estação situada na avenida Dantas Barreto, no Centro do Recife.

Devido ao feriado de Nossa Senhora do Carmo, os trajetos realizados pelos coletivos foram tranquilos. Mesmo com o começo tímido os usuários aprovaram mais essa ampliação do novo modal. "Foi muito bom e rápido, mas é preciso destacar que é feriado. Espero que nos próximos dias seja bom assim", disse a bióloga, Zélia Azevedo, que utilizou o transporte pela primeira vez. A operação segue em teste, inclusive circulando num horário reduzido (de 9h às 16h).

Das 27 estações previstas para o corredor Norte-Sul, apenas duas estão em funcionamento. Ao longo do itinerário reduzido, isso porque o trajeto completo saíra do munícipio de Igarassu, passando por Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife, existem estações de embarque em diversos estágios de obras. A tarifa da linha continuará a mesma, R$2,15 e que os usuários que desejarem experimentar o novo modal poderão utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) nos validadores instalados nas estações.

Os BRTs têm capacidade de transportar de 140 a 160 passageiros e medem entre 19 e 21 metros de comprimento. As estações possuem capacidade para atender cerca de 300 pessoas e são as únicas do Brasil que possuem ar-condicionado.

Leste-Oeste - Nesta quarta (16) também foi ampliado o número de estações de embarque no corredor Leste-Oeste. Agora são sete os pontos em operação para os passageiros do serviço. Com isso, também aumentou o trajeto dos veículos do BRT que fazem a primeira linha, seguindo do Terminal Integrado de Camaragibe até a estação da avenida Guararapes, em frente ao prédio dos Correios. Antes o ponto de retorno era na estação da Praça do Derby. Os 18 veículos que operam no Leste-Oeste vão transitar agora pela avenida Conde da Boa Vista, mas sem fazer paradas, isso porque as paradas na via ainda não estão concluídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário