No Recife, BRT começa a funcionar com apenas duas estações prontas

07/06/2014 - G1

Passageiros só poderão descer em duas paradas ao longo do caminho.

Previsão é que estações da Caxangá funcionem a partir da próxima semana.

Do G1 PE


Com apenas duas estações prontas, os passageiros do transporte público do Recifecomeçaram a utilizar o BRT Via Livre do Corredor Leste-Oeste, neste sábado (7). A previsão era de que as 16 estações do corredor ficassem prontas em abril, mas a maioria das paradas segue inacabada pelo caminho. O Ramal da Copa, um trecho de pista com pouco mais de seis quilômetros, que completaria o trajeto do BRT até a Arena Pernambuco, também não está finalizado. A expectativa do Grande Recife Consórcio de Transporte é de que todas as estações da Avenida Caxangá estejam funcionando até o final da próxima semana.

Inicialmente, apenas seis BRTs vão circular no corredor Leste Oeste, fazendo 21 viagens diárias. Partindo de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, os passageiros só poderão descer na estação Arraial do Forte, em frente do Laboratório Cerpe da Av. Caxangá, e na parada final, que fica na Praça do Derby, área central da capital. No Ramal da Copa, ainda falta colocar asfalto sobre a ponte e construir o muro de concreto lateral; também não há acostamento terminado.

"Nosso objetivo, ao longo da semana, é inaugurar as outras estações, e com isso vamos conseguir operar todas as estações da Avenida Caxangá, até o final da semana que vem. A previsão é de que, no final de agosto, a gente esteja com todas as estações e com todos os terminais concluídos", informou o diretor de operações do Grande Recife, André Melibeu. Conforme Melibeu, o corredor Norte-Sul deve ser finalizado em outubro.

Os veículos BRTs transportam de 140 a 160 passageiros e medem entre 19 e 21 metros. As estações têm capacidade de atender em torno de 300 pessoas e possuem ar-condicionado.

saiba mais

No Recife, BRT faz primeiros testes em percurso mais curto
Primeiro dia de funcionamento

O primeiro ônibus saiu perto das 9h. Logo na saída, o veículo de 19 metros de comprimento teve dificuldade de passar pelas ruas estreitas no bairro do Timbi, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. A linha que liga o município à capital foi a primeira a receber os testes. A partir da terça-feira (10), o veículo passa a funcionar no horário comercial, mas até a segunda, o funcionamento é de 9h às 16h. O BRT será incorporado às linhas tradicionais que fazem o percurso entre o município e o Derby.

O tempo estimado entre um veículo e outro é de 20 minutos, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte. O BRT irá operar de modo expresso, saindo do Terminal Integrado de Camaragibe, passando pela Avenida Belmino Correia e Avenida Caxangá. Quando chegar na Praça do Derby, faz o retorno de volta para o Terminal Integrado de Camaragibe.

O valor da tarifa continua o mesmo das linhas convencionais, R$ 2,15. Os passageiros podem usar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).para acessar a estação. Quem não tiver o cartão deve trocar o dinheiro nas máquinas de autoatendimento que ficam disponíveis nas estações. Na primeira vez que utilizar a máquina, o usuário pode retirar o VEM comum de maneira gratuita, mas a primeira recarga tem o valor mínimo de R$ 4.

Com o início da operação, quem quiser seguir para Joana Bezerra deve descer no Derby, e ir caminhando até a parada nº 180.161, localizada na Av. Agamenon Magalhães. A linha Ouro Preto/Joana Bezerra faz o percurso até o local desejado, e o usuário poderá fazer integração entre as duas linhas sem precisar pagar uma nova passagem. O passageiro precisa ter o cartão VEM em mãos. Ele terá o tempo limite de duas horas para sair do BRT e embarcar no Ouro Preto/Joana Bezerra com a mesma passagem.

O Grande Recife vai disponibilizar orientadores para ajudar os usuário no embarque e desembarque no TI Camaragibe e nos pontos do Corredor Leste-Oeste.

Corredor Norte-Sul

O teste do BRT do corredor Norte-Sul está marcado para a terça (10), mas apenas no dia 15 deste mês a operação será aberta para os usuários do transporte público. A linha Terminal Integrado Pelópidas Silveira/Praça da República passa pela PE-22, para na Estação Tacaruna, e segue até a estação Praça da República, na Avenida Dantas Barreto, no Centro do Recife.

No início da operação, serão seis BRTs fazendo 28 viagens diárias, com intervalo de 15 minutos entre um veículo e outro. Cerca de 500 pessoas serão atendidas por dia. O horário de serviço, inicialmente, será das 9h às 16h; depois, passa a circular no horário comercial da linha.