Fortaleza: Vias exclusivas ganham fiscalização eletrônica

12/10/2013 - Diário do Nordeste - Fortaleza

Parte da Avenida João Pessoa é destinada ao contrafluxo exclusivo para ônibus. Porém, a exclusividade existe apenas na teoria, pois carros e motos utilizam constantemente aquela faixa. Para coibir esse tipo de ação, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) começou a realizar, nesta semana, fiscalização eletrônica dessas áreas.

Além do equipamento na Avenida João Pessoa, localizado próximo à Rua Ceará, nesta semana, já entrou em funcionamento outro na Avenida Francisco Sá. Nas vias, a sinalização também foi reforçada com a instalação de mais placas de regulamentação indicando a presença daqueles aparelhos.

Até o fim do próximo mês, a expectativa da AMC é de que outros dois controladores eletrônicos sejam implantados em vias de Fortaleza. Um deles vai ampliar a fiscalização também na João Pessoa, próximo à Rua João Solon, e outro ficará na Rua Padre Ibiapina, mais precisamente em frente ao Mercado São Sebastião.

Segundo o vice presidente da Autarquia, Arcelino Lima, a instalação e utilização desses equipamentos faz parte do reforço na fiscalização eletrônica da cidade que o órgão está realizando há seis meses.

"Em todos esses locais, foi constatado que muitos motoristas não obedecem à sinalização e utilizam as faixas que são exclusivas para o transporte público. Portanto, a fiscalização eletrônica se tornou necessária para coibir essas ações", explicou o vice presidente.

Ele ressaltou que aquelas faixas são consideradas importantes para que o fluxo de ônibus seja mais rápido, e os veículos que utilizam esse espaço prejudicam essa fluidez.

Os veículos que desobedecerem a sinalização e trafegarem na faixa exclusiva de ônibus poderão ser autuados. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a infração por transitar com veículo na faixa direita de circulação exclusiva é considerada leve. Além de ter que pagar uma multa no valor de R$ 53,20, o motorista vai perder três pontos na carteira.

Lima ressaltou que, após a infração ser detectada pelas câmeras, será enviada para a AMC para que os agentes validem a multa e enviem para o condutor.

Sinalização

Para o vendedor Michel Mello, a medida é importante para que as pessoas parem de utilizar a faixa dos ônibus. "Os motoristas não respeitam a sinalização. Então, o único jeito de mudar isso é multando", disse.

Mello comentou que entende o lado dos motoristas que utilizam a faixa para conseguir chegar ao seu destino de forma mais rápida e sem ter que dar várias voltas. Mas, ele lembra que os usuários do transporte público acabam sendo afetados pela invasão de carros e motos.

A estudante Ana Teixeira Matos já presenciou acidentes devido à desobediência dos motoristas e, por isso, espera que a fiscalização eletrônica consiga resolver esse problema. "A utilização errada dessa área dos ônibus é um perigo", frisou.