Representantes do BID avaliam melhorias para o transporte público de Fortaleza

Fortaleza: Corredor de ônibus expresso BRT Messejana - Centro

Foi encerrada a Missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Dessa vez, os representantes do BID, vieram a Fortaleza para tratar de vários temas relacionados ao novo financiamento de Fortaleza junto ao banco. 

O principal objetivo do encontro foi a implantação de melhorias para o transporte público de Fortaleza, com atenção especial ao projeto do corredor expresso de ônibus denominado "BRT Messejana / Centro" que se dará através de faixa exclusiva ou preferencial para o transporte coletivo, garantindo a acessibilidade universal com o embarque e desembarque em nível, utilização de ônibus de maior capacidade com ar condicionado, baixo nível de ruído e controle de emissão de poluentes, objetivando redução nos tempos de viagem, maior conforto e segurança. Tratamento e padronização nos passeios para um melhor fluxo de pedestres. Construção de ciclovias. Implantação de um sistema de comunicação ao usuário. Construção de interseção em desnível no cruzamento das vias BR-116 com Eduardo Girão, objetivando a retirada de semáforos e a melhoria do tráfego em geral. Reforma, ampliação e adequação do terminal de Messejana. 

Vias Integrantes do BRT: Frei Cirilo, Padre Pedro de Alencar, Jornalista Tomaz Coelho, BR-116, Aguanambi e Domingos Olímpio.

Melhorias Viárias: Restauração da Avenida Eduardo Girão.  

Previsão de início: 3º trimestre de 2014 

Previsão de conclusão: 1º trimestre de 2016 

Valor estimado: R$ 250 milhões

Com informações: Etufor