Prefeito confirma 5 corredores BRTs na Capital e intervenções na Lagoa e Beira Rio ainda este ano

10/09/2013 - Conexão PB

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, confirmou nesta segunda-feira (09) a construção de cinco corredores para a utilização dos BRTs. Cartaxo contou também que deve começar intervenções na Lagoa e na avenida Beira Rio ainda neste ano. "Vamos abrir o processo de licitação para apresentação dos projetos para os BRTs e esperamos que com isso tenha cinco grandes corredores exclusivos para ônibus em João Pessoa", pontuou o prefeito.
Segundo Cartaxo, a Prefeitura já detém quatro terrenos para a construção das estações dos BRTs. Os terrenos serão um em Mangabeira, um próximo ao Rangel e mais um próximo ao Almeidão, que deve ser cedido pelo Governo do Estado, assim como o terreno ao lado da Rodoviária de João Pessoa. Outro terreno, este ainda não localizado, seria no bairro de Mandacaru. "Se temos esses corredores exclusivos para o BRT vamos melhorar consideravelmente o trânsito", argumentou.


Lagoa e Beira Rio – O prefeito ainda lembrou que João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil e que muitos dos problemas de mobilidades decorrem das ruas serem estreitas. Entre as mudanças previstas no plano de mobilidade urbana está a padronização das calçadas. "Precisamos fazer a padronização das calçadas de uma ponta a outra da Beira Rio. Queremos fazer com que a Beira Rio possa ter um espaço reservado para os ciclistas e uma faixa a mais para os ônibus", revelou o petista.

Cartaxo explicou ainda que este ano também está previsto o início do projeto do parque Sólon de Lucena. Será uma obra de R$ 20 milhões apenas na primeira etapa. "A segunda etapa prevê mudanças no paisagismo do Parque, mas a parte de infra-estrutura, o desassoreamento já será feita na primeira etapa. Vamos trabalhar com ações definitivas, nada paliativo", finalizou.