Fortaleza ganhará 77,8 Km de BRTs

19/09/2013 - Diário do Nordeste - Fortaleza

O secretário de Infraestrutura de Fortaleza Samuel Dias afirmou, ontem (18), que o plano de mobilidade da Capital ganhará cinco BRTs (Bus Rapid Transit), corredores expressos para o transporte público na Capital, que compreendem um total de 77,8 Km de extensão. As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste.

O primeiro deles é o Antônio Bezerra/Papicu, que está com 65% de execução e possui 17,4 Km de extensão. Outra dessas faixas, batizada como BRT Copa, compreende 18 Km e passará pela Av. Alberto Craveiro, Raul Barbosa, Dedé Brasil e Paulino Rocha.

No cruzamento da Av. Augusto dos Anjos com Av. José Bastos, o BRT terá 11,6 Km de extensão. Já na Av. Senador Fernandes Távora com Av. Expedicionários, a faixa exclusiva para ônibus terá 15,6 Km de extensão. E por fim, o BRT4 que vai da BR-116 a Av. Aguanambi, sendo 15,2 Km de faixa.

As obras do BRTs, que devem diminuir o tempo de trânsito na Capital, contam também com alargamento da via, construção de ciclovia, drenagem, nova pavimentação, padronização de calçadas e as faixas exclusivas para ônibus.

Túneis

Além disso, Samuel Dias acrescentou que dará início, nos próximos 60 dias, à construção de mais dois túneis na Via Expressa (oficialmente Av. Almirante Henrique Sabóia).

Serão feitos um túnel longitudinal, sob a Via Expressa (entre as Avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomás), na Aldeota, e passará por debaixo do futuro trilho VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O outro túnel será construído na Av. Alberto Sá, no bairro Papicu. Ao todo, estão previstos no pacote de obras de mobilidade urbana para Fortaleza, quatro túneis na extensão da Via Expressa.

Atualmente, estão em andamento as obras do túnel do cruzamento com a Av. Santos Dumont, iniciado em maio deste ano, e outra no cruzamento com a Av. Padre Antônio Tomás, em andamento desde agosto.

Conclusão

A promessa é que as obras na Via Expressa sejam concluídas, até a Copa do Mundo, em maio de 2014, juntamente com o túnel do cruzamento das avenidas Alberto Craveiro, Dedé Brasil e parte da Deputado Paulino Rocha. A construção dos túneis na Via Expressa faz parte da Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014

O secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, explicou que, além das medidas a longo prazo, com o plano de mobilidade urbana, a Prefeitura também estuda medidas emergências para a Cidade. O plano emergencial deve durar de cinco meses a um ano e tem o objetivo de diminuir em 10% a 20% o tempo de deslocamento do fortalezense. Pupo afirmou que as medidas ainda são estudadas.