BRT Alberto Craveiro, em Fortaleza, chega à marca de 94% de conclusão

30/09/2013 - Portal 2014

Trabalhos se concentram na drenagem e no acabamento do canteiro central e das calçadas

Avenida Alberto Craveiro, em Fortaleza: obras na reta final (crédito: Prefeitura de Fortaleza)

As obras do BRT da avenida Alberto Craveiro, em Fortaleza, atingiram 94% de execução. O términos dos trabalhos está previsto para dezembro deste ano. Os trabalhos se concentram na drenagem de alguns trechos e no acabamento do canteiro central e das calçadas.

O BRT da avenida Paulino Rocha, por sua vez, tem 51,16% de conclusão. Os dois projetos integram o sistema viário que dará acesso ao Castelão e fará a ligação do estádio com a zona hoteleira da cidade. 

A prefeitura prevê para maio de 2014 a entrega da todas as obras de mobilidade previstas na Matriz de Responsabilidades --são mais dois BRTs (Dedé Brasil e Eixo Via Expressa/Raul Barbosa) e o VLT Parangaba-Mucuripe, além de cinco túneis, três viadutos e a reconstrução da rotatória que liga as vias urbanas do entorno da arena.O investimento total é de R$ 527 milhões.

No total, quatro túneis serão construídos: na avenida Padre Antônio Tomaz, na avenida Santos Dumont, o túnel longitudinal (entre as avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomaz) e na avenida Alberto Sá. Eles fazem parte do projeto Eixo Norte-Sul (Via Expressa/Raul Barbosa). 

VLT
O Veículo Leve sobre Trilhos terá 12,7 km de extensão e vai atravessar 22 bairros de Fortaleza. O trajeto terá 11,2 km em superfície e 1,5 km em elevado. No bairro de Parangaba, a estação terá integração com a linha sul do metrô e com o terminal de ônibus do Sistema Integrado de Fortaleza. Já a estação elevada do Papicu fará a integração com a linha leste do metrô e o terminal de ônibus.