Novo Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral

29/06/2013 - Prefeitura de Sobral

A Prefeitura de Sobral apresentou publicamente o projeto do novo Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral (Sitrans), proposta revolucionária que vai mudar completamente a forma de locomoção urbana da cidade.

O Sistema, elaborado por especialistas, é resultado de aprofundado estudo sobre as necessidades da população em relação ao seu deslocamento diário, não somente ao Centro da Cidade, mas a outros bairros.

Hoje, Sobral conta com 3 linhas de transporte coletivo com destino ao Centro, e aos bairros Sinhá Sabóia, Cohab III e Sumaré, com uma frota de apenas 5 ônibus e 9 vans. Cerca de 4.500 passageiros circulam por dia, nesses veículos, o que representa uma abrangência de 62% da cidade, segundo o levantamento feito por especialistas no assunto, que comprovaram, ainda, que o nível do serviço oferecido é deficiente, inadequado e prejudica a trafegabilidade diária.

A proposta do Sitrans é criar uma integração direta com o atendimento que será oferecido pelo VLT, com sincronização de horários, o que vai permitir que o passageiro pague apenas uma passagem ao se deslocar usando as duas conduções.

O VLT cobrirá duas linhas (norte e sul), num total de 13,2km de extensão, com 5 Veículos Leves Sobre Trilhos, com 2 vagões, cada (com capacidade máxima de 100 pessoas por vagão), percorrendo 12 estações de integração. Os midiônibus vão complementar esse atendimento, com 9 linhas entre os bairros e 3 linhas circulares percorrendo o Centro, passando por 12 estações.

Serão 26 carros (dois reservas) com capacidade para 30 passageiros, cada; seguindo o modelo adequado de atendimento à população, conforme o resultado apresentado dos estudos de locomoção urbana, que levaram em consideração, entre outros fatores, a demanda pelo transporte coletivo e os itinerários, com tempo de viagem compatível com o VLT (cerca de 15 minutos).

O custo de implantação do Sitrans tem orçamento de cerca de R$ 25.638,00, incluídos a frota de veículos, abrigos, urbanização do entorno das estações, 4 terminais nos bairros e sinalização.

Com informações: Prefeitura de Sobral