segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Prefeitura implanta Serviço Rápido de Ônibus na Av. Bezerra de Menezes

10/08/2012 - Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza

Duas faixas da via serão preferenciais para ônibus, vans e táxi com passageiros. 

Cumprindo às diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prioriza o transporte público coletivo sobre o individual motorizado, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), vai destinar duas das quatro faixas de tráfego da Av. Bezerra de Menezes para a circulação preferencial de ônibus, veículos do transporte complementar (vans) e táxi com passageiros. Trata-se da implantação do Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR) que objetiva otimizar as viagens dos coletivos e facilitar os deslocamentos dos passageiros por meio das faixas preferenciais e pontos de parada seletivos ao longo da via.

Inicialmente, a partir do dia 13 de agosto, mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas com a medida. A expectativa é que se aumente a velocidade operacional dos ônibus de 12 km/h para 24 km/h. A preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente também está incluída no projeto, já que a otimização da frota de ônibus reduzirá a emissão de gases poluentes e o consumo de combustíveis.

Para orientar o embarque e desembarque de passageiros, 216 agentes operacionais da Etufor estarão nos pontos de parada da Av. Bezerra de Menezes esclarecendo a população acerca do projeto. Efetivo da AMC, composto por 10 agentes em cada turno, também garantirá a organização do tráfego, no sentido de evitar estacionamento irregular.

UTILIZAÇÃO

As faixas preferenciais estarão separadas das demais através de uma linha contínua de cor azul e por tachas refletivas. Ao longo da via, várias placas vão identificar o que é e o que não é permitido, além de sinalizar as linhas e os pontos de parada.

As linhas serão divididas nos grupos 1, 2 e 3 e serão identificadas por um adesivo afixado no vidro da frente dos coletivos. Ao trafegarem na Av. Bezerra de Menezes, essas linhas vão parar somente nos pontos de parada que tiverem a sinalização correspondente a elas. Por exemplo, o ônibus classificado no grupo 1 só poderá realizar o embarque e desembarque de passageiros nas paradas que tiverem a identificação BRS-FOR1.

Assim como a identificação nos ônibus, todos os pontos de parada contarão com abrigos sinalizados com os números 1, 2 ou 3 e informação das linhas que realizam o embarque e desembarque naquele local. A distância entre esses pontos de parada será de 600 metros.

GRUPOS DE LINHAS

BRS-FOR 1
Ônibus Urbano
060 - Parquelândia/Parangaba
076 – Cj. Ceará/Aldeota
086 – Bezerra de Menezes/Santos Dumont
202 - Rodolfo Teófilo/Bezerra de Menezes
240 – Quintino Cunha/Centro
251 – Bezerra de Menezes/Coração de Jesus
302 - Rodolfo Teófilo/José Bastos
Complementar Urbano
13 - Santos Dumont/Perimetral
57 – Vila Velha/Centro
Ônibus Metropolitano
333 - Araturi Rotas 01/02
142 - Jurema
333 - Terminal Metrópole
368 - Parque Albano
364 - Potira Rota 01
364 - Potira Rota 02
BRS-FOR 2
Ônibus Urbano
026 – Antônio Bezerra/Messejana
071 – Antônio Bezerra/Mucuripe
088 – Antônio Bezerra/Albert Sabin
200 – Av. Bezerra de Menezes (somente aos domingos)
206 – Pe. Andrade
250 – Antônio Bezerra/Centro
Complementar Urbano
06 – Edson Queiroz/Barra do Ceará
55 – Cj. Alvorada/North Shopping
Ônibus Metropolitano
332 – Cj. Metropolitano
332 - Metrópole Rota 01
332 - Metrópole Rota 02
348 - Planalto Via BR 020
BRS-FOR 3
Ônibus Urbano
028 – Antônio Bezerra/Papicu
079 – Antônio Bezerra/Náutico
108 – Santa Maria/Bezerra de Menezes
201 - Bezerra de Menezes/Bairro Ellery
233 - Olavo Bilac/Bairro Ellery (somente aos domingos) 
389 - Jovita Feitosa
Ônibus Metropolitano
038 - Caucaia
348 – Planalto Caucaia
348 – Parque Solidade
039 – Capuan/Genipabu
040 – Sítios Novos
140 – Coité/Matões
038 – Caucaia V. Arruda
263 – Bom Princípio
228 – Tabapuá
363 - Cumbuco
366 – Cumbuco/Beira-Mar
030 - São Gonçalo do Amarante
065 - Salgado dos Moreiras
066 - Pecém
067 - Serrote
235 – Taíba
Complementar Metropolitano
Araturi
Caucaia
Cumbuco
Jurema
Parque Potira
Planalto Caucaia 
Metrópole

DEMAIS VEÍCULOS

Será permitido o tráfego de táxis com passageiros nas faixas preferenciais, mas a Etufor orienta que o embarque e o desembarque de passageiros desses veículos sejam realizados nas vias transversais.

Já os carros particulares só poderão utilizar as faixas preferenciais do corredor quando precisarem acessar um estabelecimento cujo estacionamento esteja localizado no lado direito da via ou tiverem que fazer conversões à direita, devendo o condutor percorrer no máximo 100 metros. A faixa de cor azul ficará seccionada nos locais onde será permitida a entrada de veículos comuns para a realização de conversões, ou seja, os motoristas devem respeitar a sinalização existente na área a fim de garantir a livre circulação dos coletivos.

Para implementar as faixas preferenciais, haverá abordagem educativa e posteriormente fiscalização efetiva, com aplicação de penalidades tanto para os veículos que transitarem pela via preferencial quanto para os coletivos que não circularem no espaço destinado.

Horário de Funcionamento das faixas preferenciais

Dias úteis: 5 às 21 horas
Sábados: 5 às 16 horas
* As faixas preferenciais não funcionarão aos domingos, mas os pontos de parada continuarão sendo seletivos.

CONSULTA POPULAR

Antes mesmo de implantar as faixas preferenciais para transporte público, a Prefeitura de Fortaleza ouviu a população para saber por qual corredor iniciar o projeto. A consulta aconteceu entre os dias 25 de fevereiro e 11 de março nos terminais de integração e pela internet, contando com a participação de 54.028 usuários de ônibus. Um total de 16.905 passageiros, o que representa 31,29% dos votos, escolheu o trecho vencedor Antônio Bezerra – Centro.
A ideia é que todos os demais corredores, Antônio Bezerra - Messejana, Lagoa - Centro, Leste-Oeste - Centro e Messejana - Centro, também tenham faixas preferenciais para ampliar a facilidade de deslocamento em toda a cidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário