População de Salvador conhecerá o modelo de ônibus urbano Viale BRT

31/07/2012 - Prefeitura de Salvador

A população de Salvador conhecerá, na próxima quarta-feira (1º), às 9h30, na Praça Municipal, o modelo de ônibus urbano Viale BRT, que deverá ser adotado em diversas cidades-sedes da Copa do Mundo da Fifa 2014. Fabricado pela Marcopolo, o ônibus é o primeiro veículo brasileiro com sistema de tecnologia e gerenciamento de frota que agrega velocidade, conforto, confiabilidade e segurança. Um modelo do Viale BRT ficará exposto na praça e também irá percorrer as vias e ruas de Salvador, demonstrando as vantagens e benefícios que este tipo de veículo pode proporcionar à população e ao trânsito. 

Segundo o fabricante, o modelo foi desenvolvido para aplicação nos modernos sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos. É o mais avançado já produzido no Brasil e consumiu dois anos de pesquisas e desenvolvimento. A versão articulada tem até 21 metros de comprimento, capacidade para transportar até 145 passageiros e foi concebida com conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência. 

A concepção do Viale BRT levou em conta características como a redução de custos, sustentabilidade do produto, praticidade e tecnologia embarcada. O veículo atende todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, adaptados à acessibilidade.