PI: Faixa azul para ônibus não diminuiu congestionamento em Teresina

05/02/2012 - 180 Graus

Um após a implantação da faixa semi-exclusiva para ônibus e táxis com passageiros na avenida mais movimentada da cidade, Frei Serafim, os motoristas ainda dividem opiniões quanto aos benefícios proporcionados pela mudança. Muitos afirmam que os problemas de congestionamentos continuam, outros reconhecem que a criação da faixa deu mais celeridade ao fluxo de veículos na avenida. 

 Para a Superintendência Municipal de Trânsito (Strans), a avaliação do novo sistema é positiva e as mudanças possibilitaram uma redução de 40 minutos no percurso dos ônibus na avenida. O trânsito na Frei Serafim começou a sofrer alterações no final do ano passado, por conta da implantação do sistema de integração das linhas que fazem o transporte coletivo de Teresina. Além se tornar a primeira via da cidade a contar com uma faixa semi-exclusiva para ônibus e para táxis com passageiros, a avenida ganhou quase 15 câmeras para monitorar o fluxo de veículos. 

 Houve também a desativação de três pontos de parada de ônibus. A rua 19 de novembro, que antes funcionava como corredor de acesso à Frei Serafim, teve seu sentido invertido para não atrapalhar a utilização da faixa semi-exclusiva. Atualmente, os condutores só podem utilizar a rua no sentido Centro/Sul.