No Recife, começam as obras do Corredor Leste-Oeste nesta segunda

26/12/2011 - G1

Empreendimento integra conjunto de ações para melhorar mobilidade.
Via terá 12 km de extensão e deve beneficiar cerca de 900 mil pessoas.

Começam nesta segunda-feira (26), no Recife, as obras do Corredor Leste-Oste com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana. O projeto cria uma faixa exclusiva de ônibus, ligando a Avenida Conde da Boa Vista, no centro, à Avenida Caxangá, na Zona Oeste da cidade. O empreendimento será construído pelo Governo de Pernambuco como parte das obras de mobilidade para o período da Copa do Mundo de 2014, que terá um recurso de cerca de R$ 600 milhões.

Com extensão de 12 quilômetros, a obra também contempla a restauração de calçadas e a criação de novas paradas de ônibus na Avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife. A via deverá beneficiar 900 mil pessoas diretamente e 27 mil veículos que circulam pela faixa. A previsão de conclusão é de um ano e meio.

Além disso, o governo irá realizar mais outros três projetos. São eles: o Terminal de Metrô Cosme e Damião, o Ramal Cidade da Copa (corredor de ônibus que ligará o bairro do Timbi, em Camaragibe, à Arena Pernambuco, no município de São Lourenço da Mata) e uma passarela de 460 metros que ligará o metrô do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre ao terminal de ônibus.

O Terminal de Metrô Cosme e Damião, na linha centro, será construído entre as estações Rodoviária e Camaragibe do Metrô do Recife. O terminal permitirá aos passageiros chegar à rodoviária da capital pernambucana com acesso rápido à linha BRT Leste-Oeste, que fará ligação com a Arena Pernambuco.

O Ramal da Copa, que está prometido para a Copa das Confederações em 2013, está com o processo de licitação concluído. “Pernambuco já concluiu todas as licitações dos seus projetos de mobilidade urbana. No momento, estamos priorizando o Ramal da Copa e o Terminal Cosme e Damião. Esperamos ter todas as obras prontas até março de 2013”, afirmou o secretário das Cidades do Estado, Danilo Cabral, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta segunda-feira (26).

Além disso, serão construídos mais quatro viadutos na Avenida Agamenon Magalhães, correspondendo ao corredor Norte-Sul da Cidade. “Hoje em dia, a velocidade média dos veículos no local é de 18 km/h e, com a obra, isso aumentará para 33 km/h”, destacou o secretário. A primeira etapa do Norte-Sul a ser construída ligará o município de Igarassu, na Região Metropolitana, ao centro do Recife, e a segunda, do Shopping Tacaruna, em Olinda, até a Estação de Metrô Joana Bezerra, na Ilha do Leite, área central da capital pernambucana.