Natal entrega projetos de mobilidade urbana à Caixa

Obras podem ser iniciadas em novembro, promete secretário



Trânsito é o grande desafio de Natal para a Copa (crédito: Diagrama Editorial)
ampliar
Tamanho da letra
George Fernandes - Natal
postado em 29/09/2011 19:47 h
atualizado em 29/09/2011 20:28 h
 

A prefeitura de Natal entrega nesta sexta-feira (30) à Caixa Econômica Federal, como planejado, os projetos executivos das obras de mobilidade urbana de Natal para a Copa de 2014.

O secretário adjunto de Obras e Infraestrutura de Natal, Walter Fernandes, informou durante o seminário “Road Show - Vitrine ou Vidraça”, hoje em Natal, que a expectativa é para que até o próximo mês de novembro as obras do primeiro lote de obras sejam iniciadas.

 “Esperamos que a Caixa aprove o projeto executivo e libere os recursos para o primeiro lote de obras até o final de outubro. Com isso, iniciaremos as obras em novembro. Este lote já foi licitado e a empresa (EIT) aguarda apenas a ordem de serviço”, afirmou Walter, que participou como palestrante do primeiro painel do Road Show: Mobilidade urbana, Porto e Aeroporto – transporte como chave para o sucesso da Copa 2014. “A nossa expectativa é de otimizar o cronograma de obras para que este primeiro trecho seja concluído em dezembro de 2013”.

Em condições normais e sem a pressa exigida pela Fifa, uma obra deste porte seria concluída em 30 meses, segundo o próprio Walter. Ou seja, a obra do primeiro lote de mobilidade urbana em Natal seria finalizada em maio de 2014, se começar mesmo em novembro deste ano. Sobre o risco de a cidade ainda ser um canteiro de obras durante o Mundial, Walter desconversou e insistiu em afirmar que a obra será entregue no prazo exigido, em 24 meses. 

As obras do segundo lote, que correspondem a intervenções pontuais em cruzamentos das vias que circundam a Arena das Dunas, devem começar no primeiro trimestre de 2012. “São seis intervenções neste segundo lote, que será licitado em novembro, caso a Caixa Econômica aprove e libere os recursos ainda em outubro”, informou Walter Fernandes. “Desta forma, contamos mais noventa a cem dias para concluir o processo licitatório. Então, iniciaríamos as obras do lote dois no início de 2012”, concluiu. As obras do 2º lote de mobilidade urbana de responsabilidade da Prefeitura de Natal deve ser concluída em 16 meses (final de 2013).

O Road Show - Vitrine ou Vidraça é uma realização do Portal 2014 com o Sinaenco - Sindicato da Arquitetura e Engenharia. O próximo encontro acontece em Cuiabá, dia 19 de outubro. Confira a programação completa.

Siga o Portal Copa 2014 no twitter: http://www.twitter.com/portalcopa2014