PB: Prefeitura inaugura novo terminal em Mangabeira neste sábado em João Pessoa

05/01/2011 - Prefeitura de João Pessoa

foto

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), vai inaugurar neste sábado (08), às 8h, mais um terminal de bairro, no Loteamento Patrícia Tomás, em Mangabeira. Este será o 46º terminal implantado na Capital. Quatro linhas de ônibus passarão por ele, realizando um total de 284 viagens por dia útil. A inauguração contará com a presença do prefeito Luciano Agra.

Através dos terminais de bairro, a STTrans passa a ter o controle sobre as linhas de ônibus e o cumprimento de seus horários de chegada e saída nas paradas, evitando os atrasos. De acordo com a chefe da Divisão de Coletivos, Ângela Monteiro, apesar da existência da catraca, que permite que o monitoramento seja feito de forma eletrônica, um despachante das empresas que circulam pelo terminal de bairro permanece no local para controlar a saída dos veículos e garantir o cumprimento dos horários.

"O despachante faz um boletim do controle da linha, mas ele também atua fornecendo informações para os usuários do transporte público, como a respeito da falta de motorista, e organizando as substituições quando necessárias, para evitar que os ônibus se atrasem", afirmou.

Circularão pelo Terminal do Patrícia Tomás, as linhas 302, 514 e 209 da Empresa Transnacional e a linha 5603 da Empresa Reunidas. Ao todo são 30 ônibus, incluindo um opcional da Reunidas fazendo uma média de 284 viagens em dias úteis. Durante a inauguração, será servido um café da manhã para a comunidade.

O Terminal faz parte do Termo de Compromisso (TC) firmado pela STTrans com as empresas no final do ano passado, durante a reunião do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CTT) que discutiu o aumento da tarifa. Além do terminal, a frota de ônibus deverá ser renovada em 50 veículos, todos dotados de acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais, entre outros, além de implantar 80 novos abrigos com calçadas acessíveis ao longo deste ano.

Fonte: STTRANS