Feira de Santana já conta 70 ônibus com GPS

07/01/2011 - Fortalbus

Parte da frota do Sistema Integrado de Transportes (SIT) de Feira de Santana já conta com sistema de GPS instalados em ônibus do transporte coletivo de passageiros. São 70 equipamentos, utilizando-se de sinais de satélites, para fornecer a posição exata dos veículos em suas respectivas rotas de tráfego. O GPS está presente em 70 dos 207 ônibus do transporte coletivo urbano. A medida é uma ação do Governo Municipal que prima por um transporte mais organizado e que possa corresponder às expectativas do usuário do sistema.

Todos os novos veículos introduzidos à frota em 2010 já contam com GPS. Os novos ônibus, que ainda este semestre devem substituir os antigos, também serão equipados com o sistema de rastreamento. O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, credita que muito em breve toda frota do SIT já estará equipada com o sistema. “O objetivo do Governo Municipal é dotar todo sistema desse equipamento”, disse.

Com a instalação do GPS nos veículos, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai poder fiscalizar com maior eficiência o serviço prestado pelas empresas de ônibus coletivo. O GPS vai substituir a fiscalização feita pelos fiscais. Nos grandes terminais, por exemplo, terão telões informando o horário dos veículos, itinerário dos coletivos e o próprio cidadão, se desejar, poderá informações via celular sobre o horário exato que o seu carro estará passando pelo ponto desejado.

O secretário Flailton Frankles também ressaltou a instalação de câmeras de segurança em vários ônibus do transporte coletivo da cidade. “Todos os novos ônibus introduzidos à frota em 2010 contam com o esse sistema”, comenta. Segundo dados da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, mais de 3 milhões de pessoas utilizam, por mês, o sistema de transporte coletivo na cidade.

Fonte: Jornal Grande Bahia