Os primeiros ônibus eficientes em Fortaleza

10/12/2010 - O Povo

Há 14 anos, começavam a circular em Fortaleza os primeiro ônibus adaptados para deficientes fiísicos. A Solenidade de lançamento aconteceu na manhã do dia 10 de dezembro de 1996. O então prefeito de Fortaleza, Antônio Cambraia, participou do lançamento no Paço Municipal, que contou com exposição e demonstração de um veículo adaptado.

Fortaleza foi a primeira capital do Nordeste a tomar essa iniciativa, desenvolvida a partir de um projeto piloto da Secretaria de Transportes do Município, visando beneficiar principalmente aquelas pessoas que se locomovem em cadeiras de rodas. A princípio, foram oito veículos de oito empresas da capital cearense, implantados nas linhas Paranjana I e II, Grande Circular I e II, Antônio Bezerra/Messejana, Siqueira/Centro-Expresso, Parangaba/Papicu e Conjunto Ceará/Papicu.

Demonstração do ônibus adaptado. Fotos: Jornal O Povo

Os ônibus eram dotados de elevadores nas portas centrais e de toda uma infra-estrutura de segurança e locomoção. Segundo o Secretário de Transporte na época, Irineu Pires, as adaptações custaram à iniciativa privada e aos cofres públicos cerca de 800 mil reais. De acordo com ele, técnicos da Prefeitura realizaram treinamentos com os profissionais das empresas que iriam operar os veículos.

Um dos primeiros ônibus adaptados adquiridos em 1996

Para facilitar o acesso aos terminais de integração, a Prefeitura iniciou o trabalho de eliminar barreiras arquitetônicas que prejudicavam os cadeirantes. Também foi distribuído material explicativo em todas as entidades que trabalhavam com deficientes, informando os horários das linhas nos percursos e terminais.

Fonte: Jornal O Povo