Seturn entrega mais 10 ônibus Pré-BRT para a frota natalense

11/11/2010 - DN Online

A frota da cidade do Natal recebeu hoje mais dez ônibus pré-BRT para atender a população. A solenidade de entrega aconteceu no Hotel Barreira Roxa e representa um investimento para o setor de R$ 3,5 milhões, ampliação da capacidade de transporte de passageiros em 30% e melhor qualidade de vida para a população em Natal.

O diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, afirmou que os ônibus estarão nas ruas a partir da próxima terça-feira e ressaltou a necessidade de se investir na adequação da infraestrutura de calçadas e pontos de ônibus. “Estamos atentos a transformação da malha viária de Natal, mas para que os novos ônibus funcionem precisamos de uma infraestrutura adequada, pois somente assim os usuários poderão usufruir dos benefícios oferecidos”.

Representando a prefeitura e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Kalazans Bezerra, falou sobre os avanços na mobilidade urbana em Natal. “Nosso objetivo é melhorar as condições de vida dos moradores e visitantes de Natal, é para isso que a prefeitura vem investindo no avanço da mobilidade urbana e tem muitos projetos para o ano que vem. A ação mais energética será justamente na mobilidade das calçadas com o projeto “Calçada Livre”. Queremos também que a rede de transporte coletivo funcione e motive as pessoas a utilizá-la”.

Os veículos novos são equipados com motores eletrônicos que atendem às determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com a vantagem ambiental de reduzir em pelo menos 30% a emissão de poluentes. Possuem elevadores, espaço para cadeirante, lugares específicos para idoso, obesos e deficientes visuais com cão guia. Também são parametrizados para limitar a velocidade, dispondo de sistema de freios pneumático e freio auxiliar Top Brake, garantindo maior segurança. A carroceria proporciona maior vedação acústica contra ruídos externos.