Mensagem do Executivo solicita abertura de crédito para projeto de mobilidade urbana

24/09/2009 - Câmara Municipal de João Pessoa - Damião Rodrigues

A mesa diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu, na sessão plenária da quarta-feira (23), uma mensagem do Poder Executivo solicitando autorização para abertura de crédito especial com inclusão no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária, relativo ao exercício financeiro de 2009, para a elaboração de um ‘Plano Diretor de Acessibilidade, Transporte e Mobilidade Urbana’.

A Prefeitura enfatiza que a solicitação de dotação orçamentária, no valor de R$ 2,45 milhões é de fundamental importância para viabilizar o ‘Plano Diretor de Transporte Urbano’ e um corredor expresso de ônibus de João Pessoa.

O plano diretor será um instrumento utilizado para nortear o planejamento dos transportes urbanos da Capital, procurando reunir a seleção e a projeção de cenários, métodos e tecnologias que evidenciem soluções para o setor.

Já o corredor expresso será planejado após amplo estudo e elaboração de projeto para implantar um corredor BRT (Bus Rapid Transportation – sistema de ônibus rápido), na Avenida Epitácio Pessoa, com a implantação da infraestrutura através de vias e de terminais, incluindo, também, sinalização, mobiliário, parada e a definição de novos meios de transporte.

O valor da dotação orçamentária será obtido através de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) e também através de contrapartida do município por meio de anulação de dotações orçamentárias do seu próprio orçamento.

BRT

O sistema de ônibus rápido ou Bus Rapid Transportation (BRT) é um sistema de corredor de ônibus exclusivos e isolados (uma ou duas faixas para cada sentido) para veículos de alta capacidade. O sistema também inova no pagamento das passagens que são pagas nas estações, encurtando o tempo de embarque e de paradas de ônibus.

No Brasil, uma das primeiras cidades a implantar o BRT foi Curitiba, no Paraná, que desde 1974 vem replicando o sucesso do sistema para diversas cidades do mundo, como, por exemplo, Bogotá, a capital da Colômbia. E agora no país, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo já preparam o projeto do sistema BRT, além de João Pessoa.