Prefeitura de Campina inaugura Terminal de ônibus e usuário vai pagar tarifa única


Escrito por CODECOM    23-Sep-2008 

Um dos principais projetos da Prefeitura de Campina Grande, e antiga reivindicação dos usuários de transportes coletivos, será concretizado na tarde desta quarta-feira, 24. Trata-se da inauguração do Terminal do Sistema Integrado de Transportes Coletivos, localizado ao lado do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), no qual o usuário vai pagar apenas uma passagem bairro a bairro. A entrega acontecerá às 16h com a presença de equipes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), membros do Sitrans, empresários, secretários municipais, vereadores, deputados federais e estaduais.

 O funcionamento do Terminal, segundo o superintendente da STTP, Derlópidas Neves, começa a partir das 5h da manhã desta quinta-feira, 25, quando usuários poderão ter acesso ao benefício. Mais quatro terminais de ônibus serão construídos no próximo ano nos bairros de Bodocongó, Catolé, Dinamérica e Cruzeiro.

 O Sistema Integrado de Ônibus, que ocupa uma área de oito mil metros quadrados, terá lanchonete, setor administrativo, bateria de banheiros masculinos e femininos, além de uma bateria de banheiros para portadores de necessidades especiais, duas guaritas e jardins. 

 Uma das principais vantagens do Sistema Integrado será a completa integração entre os bairros da cidade. Isso fará com que, um mesmo passageiro, pague apenas uma passagem para se deslocar de um bairro a outro, sem precisar passar pelo centro da cidade. 

 Em função da obra foram implantadas quatro faixas para veículos no trecho entre o semáforo implantado no cruzamento das ruas Sebastião Donato e Treze de Maio, ao lado do Hospital Clipsi (no Parque do Povo), até o cruzamento das ruas Índios Cariris e Pedro II. Uma das faixas é exclusiva para ônibus. Outra mudança é que a praça de táxi existente na área foi transferida para a Rua Santa Clara, ao lado do futuro terminal do Sistema Integrado. 


Também a Rua Santa Clara, no Largo do Açude Novo, teve seu sentido de tráfego invertido. Os veículos que fluem hoje na Pedro II não mais poderão mais entrar na Rua Santa Clara e sim, terão que seguir direto até pegarem a Rua Luiz de Melo ou Siqueira Campos. Isso será necessário para que os ônibus possam fluir na saída do terminal. 

Já a Rua João Alves de Lira continua a ser mão dupla, a exemplo também da Rodrigues Alves. A Rua Luiz de Melo passa a ser mão única no sentido Pedro II/Santa Clara. Outra alteração estabelece que os condutores que trafegarem pela Floriano Peixoto (Shopping Lindaci Medeiros), poderão seguir pela Rua Santa Clara ou seguirão pela Rua Lino Gomes, (sinal da AABB). 

As mudanças necessárias nas imediações do Parque Evaldo Cruz (Largo do Açude Novo), segundo a STTP, começaram a ser amplamente divulgadas junto à população antes do sistema ser colocado em funcionamento, não apenas através da imprensa, mas também por meio de panfletagem, dos agentes de trânsito que estarão espalhados em todas as ruas próximas ao Terminal, além dos fiscais de transportes.