Luciano entrega novos ônibus adaptados a usuários de JP


 Luciano entrega novos ônibus adaptados a usuários de JP
Os usuários de transportes coletivos da Capital, portadores de necessidades especiais, já poderão contar com mais 13 ônibus acessíveis circulando em vários bairros da cidade ainda esta semana. A entrega oficial da nova frota foi realizada nesta segunda-feira (30) pelo prefeito Luciano Agra, durante evento no Parque Solon de Lucena. Com os novos ônibus, a cidade de João Pessoa passa a ter 128 ônibus adaptados para receber usuários cadeirantes e deficientes visuais.

"O aumento do número de ônibus acessíveis e a renovação da frota fazem parte de toda uma política pública de transportes que o Governo Municipal vem adotando de forma organizada e eficiente. São ações que têm aprovação da população, como a criação do Terminal de Integração e a adoção do bilhete único, e que buscam, principalmente, trazer benefícios aos trabalhadores, estudantes e a todos os usuários que utilizam os ônibus coletivos da Capital", destacou Luciano Agra durante o evento.

O prefeito ainda ressaltou que novas medidas dentro dessa política de transportes irão continuar ao longo da gestão, a exemplo da ampliação das ciclovias, recuperação das calçadas e também a realização de novos estudos, objetivando a reestruturação do sistema de transportes públicos da cidade. "Estamos transformando essa cidade para melhor e também queremos oferecer da melhor forma possível alternativas de transportes que permitam aos usuários maior segurança e conforto no dia a dia", completou.

A superintendente de Transportes e Trânsito de João Pessoa, Laura Farias, explicou que já são 75 novos veículos no total entregues só este ano. "Os ônibus acessíveis também já são 30% de toda a frota da Capital. São ações que fazem parte do programa de melhoria do sistema de transporte urbano e que estão sendo possíveis também a partir das parcerias com as empresas de transportes coletivos, que estão cumprindo sua parte" ressaltou. Laura Farias ainda lembrou que a média de anos da frota de João Pessoa é de 3,6 anos; mais nova que a média nacional, que é de 5,5 anos.

Acessibilidade e conforto – Os 13 ônibus adaptados que estarão nas ruas até o final desta semana, além de serem completamente novos, possuem elevadores para permitir o fácil acesso a cadeirantes e também portas mais largas que as convencionais. Há ainda cadeiras diferenciadas, também mais largas, para maior conforto de grávidas e pessoas obesas.

Além disso, os ônibus acessíveis também contam com corrimãos especiais para o uso de deficientes visuais, sinal de parada com escrita em braile e ainda um dispositivo que só permite a partida de veículos após todas as portas estarem realmente fechadas.

"Esses ônibus são de grande valia para nós. Esta é uma gestão que tem se preocupado e respeitado as pessoas que precisam de acessibilidade nos transportes coletivos", enfatizou José Roberto Ferreira, usuário dos ônibus acessíveis da Capital.

Parceria – O evento da entrega da nova frota contou também com a presença de secretários municipais, servidores da STTrans, empresários das empresas de transportes coletivos, funcionários das empresas e usuários dos transportes públicos. "Estamos muito satisfeitos com a aquisição desses novos ônibus porque isso deixa a população também mais satisfeita. Hoje, João Pessoa é referência nacional em termos de transportes coletivos. Nos últimos seis anos, praticamente toda a frota foi renovada", destacou ainda Mário Tourinho, diretor executivo da Associação de Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC-JP).  


Secom PMJP