PMJP inaugura Terminal de Integração no Colinas do Sul



O Terminal de Integração do Colinas do Sul será inaugurado pelo prefeito Ricardo Coutinho, neste sábado (27) às 10h. A estimativa é de que o novo equipamento beneficie o deslocamento diário de mais de 20 mil pessoas, principalmente os moradores dos conjuntos Gervásio Maia e Ceap. Além da inauguração, oito novos ônibus adaptados para pessoas com necessidades especiais serão entregues à população das localidades da Zona Sul de João Pessoa, somando 43 veículos acessíveis entregues só este ano.
O espaço vai funcionar da mesma forma que o Terminal de Integração do Varadouro, que possibilita a integração física dos passageiros, através da bilhetagem eletrônica, garantindo o ingresso em outro ônibus sem ter que pagar outra passagem. O novo terminal tem banheiros feminino e masculino e outro destinado aos operadores das empresas; bancos de concreto, bebedouros e rampas que facilitam o acesso dos portadores de necessidades especiais.
A construção do terminal era uma reivindicação da população da região e vai beneficiar também as comunidades de Mituaçu, Gramame, Engenho Velho, Grotão, Funcionários I e II e Geisel. Dois ônibus da linha I-01, circularão de forma integrada no conjunto Gervásio Maia. Ao todo são 21 ônibus circulando diariamente pelo local. O terminal fica localizado na Rua Joaquim Monteiro de Franca, no Residencial Gervásio Maia, no bairro Colinas do Sul.
Ônibus Adaptados – Os oito novos ônibus entregues no Terminal fazem parte da frota da empresa Boa Viagem. Eles são dotados de equipamentos que facilitam a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais, como elevadores, corrimões especiais para deficientes especiais e sinal de parada com escrita em braile, entre outros. No início deste ano, durante o lançamento da campanha “Faixa de Pedestre: A Gente Respeita e a Cidade Anda Melhor”, desenvolvida pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), 33 ônibus acessíveis foram entregues pelo prefeito à população pessoense, dos quais três eram do tipo articulado.
A renovação da frota é um compromisso firmado pela STTrans junto às seis empresas que atuam no sistema de transporte urbano da Capital, para que elas renovem anualmente, em 10%, a sua frota.
Linhas do Terminal:
116- Colinas do Sul
103-Gramame-Engenho Velho
501-Colinas do Sul-CEAP
114- Funcionários
113-Mituaçú
I-01 Integração Gervásio Maia


Fonte: Redação com Secom/JP