Histórico
Primeiro ônibus do Recife introduzido em 1841 pelo inglês Thomas Sayl
Carioca (RJ), 09/03/1950
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A primeira linha de ônibus motorizado do Recife foi inaugurada em 1920. Em junho do mesmo ano foi solicitada a isenção de impostos para operação do serviço.
Em setembro de 1923, é concluída a restauração da ponte Buarque de Macedo, ligando o Caes do Apollo ao Largo do Palácio. Na época trafegavam pela ponte 8 linhas de bonde e 5 de omnibus.
Em janeiro de 1926, foi inaugurada a linha de ônibus Recife - Limoeiro.
Em maio de 1930, a Pernambuco Tramways Company inaugura seu serviço de ônibus.
A Provincia, 09/05/1930, p.3
Diário da Manhã, 21/11/1934
Os beliscadas, caminhões adaptados para o transporte de passageiros com embarque pela traseira. Serviam os bairros de Água Fria e Beberibe, entre outros. Fotografados na Avenida Martins de Barros com Ponte Buarque de Macedo na década de 1940. Coleção Pernambuco Arcaiaco.
Nova frota de ônibus Transit-Bus da Empresa Auto Viação Progresso do senhor
João Tude de Mello, no Parque Treze de Maio, Centro. Foto Revista Shell
Avenida Guararapes em 1951
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Sistema Integrado
Em dezembro de 1981, foi iniciada a construção do terminal de integração da Macaxeira.
Em 2 de maio de 1982, é inaugurado o terminal de integração da Macaxeira, iniciando o sistema de integração entre os trólebus e os ônibus a diesel da região metropolitana do Recife. A linha de trólebus E-601 (Largo Dom Luiz) é prolongado até o terminal Macaxeira, ganhando a vista E-602 (Terminal Macaxeira) e frota de 15 veículos.
Em 11 de setembro de 1982, foi inaugurado o primeiro corredor exclusivo de ônibus do Recife na Avenida Caxangá. O terminal de integração do Caxangá entrou em operação em 19 de fevereiro de 1983.
Em março de 1985, foi inaugurada a primeira etapa do trem metropolitano do Recife, eixo estruturante da rede de transporte coletivo da região metropolitana. Em julho de 1986 foi entregue o trecho Areias-Coqueiral.
Em julho de 1985, foram iniciadas as obras de construção de 5 miniterminais de integração na região metropolitana nas seguintes localidades: Jordão de Baixo, Conjunto Inocoop em Candeias, Praça Pedro Jorge em Olinda, Itamaracá e no campus da Universidade Federal de Pernambuco.
Em 1988, o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), apresenta o plano de implantação do Sistema Estrutural Integrado, composto dos principais corredores radiais da Região Metropolitana do Recife, que eram:
Eixo ferroviário Recife-Cabo
Eixo metroviário Recife-Jaboatão-TIP
Eixo trólebus Caxangá
Eixo trólebus Avenida Norte
Eixo trólebus Cruz Cabugá-PE-15
Em 1992, foi inaugurado o terminal de integração do PE-15, localizado na Avenida Pan Nordestina em Olinda.
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Divulgação
Em 15 de agosto de 2013, foi inaugurado o terminal do Xambá do Sistema Estrutural Integrado.
Em julho de 2023, a região metropolitana do Recife contava com 26 terminais de integração.
REFERÊNCIAS:
Recife. Estado do Pará. Belém. 11 junho 1920. p.4.
Obras publicas. Brazil Ferro-Carril. 13 setembro 1923. p.339.
Automobilismo Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. 28 janeiro1926. p.108.
Obras publicas. Brazil Ferro-Carril. 22 maio 1930. p.572.
Iniciada a construção de 5 miniterminais de ônibus no Grande Recife. Diário de Pernambuco. Recife. 23 junho 1985. p.12.
Presidente da EMTU pede aos deputados apoio ao Transporte. 18 março 1988. p.3.
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