Recife


Histórico


Primeiro ônibus do Recife introduzido em 1841 pelo inglês Thomas Sayl
Carioca (RJ), 09/03/1950
Para ampliar clique na imagem

Linhas de ônibus de tração animal
Jornal do Recife, 28/02/1862
Para ampliar clique na imagem


A primeira linha de ônibus motorizado do Recife foi inaugurada em 1920. Em junho do mesmo ano foi solicitada a isenção de impostos para operação do serviço.

Em setembro de 1923, é concluída a restauração da ponte Buarque de Macedo, ligando o Caes do Apollo ao Largo do Palácio. Na época trafegavam pela ponte 8 linhas de bonde e 5 de omnibus.

Em janeiro de 1926, foi inaugurada a linha de ônibus Recife - Limoeiro. 

Em maio de 1930, a Pernambuco Tramways Company inaugura seu serviço de ônibus.


A Provincia, 09/05/1930, p.3

Diário da Manhã, 06/10/1934

Diário da Manhã, 21/11/1934

Os beliscadas, caminhões adaptados para o transporte de passageiros com embarque pela traseira. Serviam os bairros de Água Fria e Beberibe, entre outros. Fotografados na Avenida Martins de Barros com Ponte Buarque de Macedo na década de 1940. Coleção Pernambuco Arcaiaco.

Beliscada na década de 1940
Coleção  Museu da Cidade do Recife

Ponte Maurício de Nassau em 1949
Coleção Josebias Bandeira/Fundação Joaquim Nabuco

Nova frota de ônibus Transit-Bus da Empresa Auto Viação Progresso do senhor 
João Tude de Mello, no Parque Treze de Maio, Centro. Foto Revista Shell 

O Globo, 11/01/1977

Carros Caio Corcovado entregues em maio de 1977
Para ampliar clique na imagem

Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Julho, Agosto/1981


Sistema Integrado

Em dezembro de 1981, foi iniciada a construção do terminal de integração da Macaxeira.

Em 2 de maio de 1982, é inaugurado o terminal de integração da Macaxeira, iniciando o sistema de integração entre os trólebus e os ônibus a diesel da região metropolitana do Recife. A linha de trólebus E-601 (Largo Dom Luiz) é prolongado até o terminal Macaxeira, ganhando a vista  E-602 (Terminal Macaxeira) e frota de 15 veículos.

Em 11 de setembro de 1982, foi inaugurado o primeiro corredor exclusivo de ônibus do Recife na Avenida Caxangá. O terminal de integração do Caxangá entrou em operação em 19 de fevereiro de 1983.


Terminal de Integração do Caxangá inaugurado em fevereiro de 1983


Em março de 1985, foi inaugurada a primeira etapa do trem metropolitano do Recife, eixo estruturante da rede de transporte coletivo da região metropolitana. Em julho de 1986 foi entregue o trecho Areias-Coqueiral.


Diário de Pernambuco, 09/04/1985, p.12


Em julho de 1985, foram iniciadas as obras de construção de 5 miniterminais de integração na região metropolitana nas seguintes localidades: Jordão de Baixo, Conjunto Inocoop em Candeias, Praça Pedro Jorge em Olinda, Itamaracá e no campus da Universidade Federal de Pernambuco.


A Tribuna, Santos, 07/04/1987, p.9


Em 1988, o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), apresenta o plano de implantação do Sistema Estrutural Integrado, composto dos principais corredores radiais da Região Metropolitana do Recife, que eram:

Eixo ferroviário Recife-Cabo
Eixo metroviário Recife-Jaboatão-TIP
Eixo trólebus Caxangá
Eixo trólebus Avenida Norte
Eixo trólebus Cruz Cabugá-PE-15 

Em 1992, foi inaugurado o terminal de integração do PE-15, localizado na Avenida Pan Nordestina em Olinda.


A Companhia de Transportes Urbanos em 2008
Divulgação

BRT Leste-Oeste inaugurado em 2014


Em julho de 2023, a região metroplitana do Recife contava com 26 terminais de integração.


Linhas por terminais do Sistema Estrutural Integrado


REFERÊNCIAS:

Recife. Estado do Pará. Belém. 11 junho 1920. p.4.

Obras publicas. Brazil Ferro-Carril. 13 setembro 1923. p.339.

Automobilismo Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. 28 janeiro1926. p.108.

Obras publicas. Brazil Ferro-Carril. 22 maio 1930. p.572.

Iniciada a construção de 5 miniterminais de ônibus no Grande Recife. Diário de Pernambuco. Recife.  23 junho 1985. p.12.

Presidente da EMTU pede aos deputados apoio ao Transporte. 18 março 1988. p.3.