Fortaleza

Histórico

O primeiro automóvel de Fortaleza

Extraído do livro “Coisas que o Tempo Levou” de Raimundo de Menezes

O primeiro automóvel chegou por aqui em 28 de março de 1909, vindo dos Estados Unidos pelo vapor inglês “Cearense”.

Era um automóvel da marca “Rambler” usado, comprado pela Empresa Auto Transporte, de propriedade do Dr. Meton de Alencar e de Julio Pinto, adquirido por 8:000$000. (Creio que o valor seja oito mil Réis).

Após o desembarque na alfândega, como ninguém soubesse dirigir, o veículo foi puxado por um jumento no trajeto entre o prédio da alfândega até o edifício do Cinema Júlio Pinto, localizado na Rua Major Facundo n° 64, acompanhado por uma verdadeira multidão de curiosos, que se formou ao redor do veiculo e do jumento.

Depois de muito pesquisar o motor, dois intrépidos cidadãos aprenderam a dirigir e quando saíam para a via pública, eram sempre alvos de curiosidade por parte da população.

Nessas viagens quase sempre o carro enguiçava, sendo preciso desmontá-lo em plena rua para consertá-lo. Como o motor estava localizado sob o veiculo, era necessário arrancar a carroceria todas as vezes que isso acontecia.

Certa vez perdeu-se a tampa do radiador na estrada de Messejana, e o proprietário anunciou no jornal que gratificaria a quem a encontrasse e devolvesse. Movimentou-se então uma multidão de populares em busca da peça, mas como ninguém sabia o que seria uma tampa de radiador, foram levados ao proprietário, todos os tipos de objetos de ferro que puderam ser encontrados naquela estrada, inclusive, até camburões de ferro.

Depois de um tempo, de tanto rodar, os pneus ficaram gastos e precisaram ser substituídos, mas onde encontrá-los? Improvisaram então umas rodas de madeira com aros de ferro, que faziam uma barulheira infernal nas pedras de calçamento.

Apesar dos percalços, esse carro conseguiu fazer diversas viagens a Messejana, e de certa feita, foi até Canindé, durante as festas religiosas. Seguiu de Fortaleza até Itaúna dentro de um vagão da E.F. de Baturité, e daí em diante rodando por uma estrada improvisada, levou um dia inteiro até chegar a Canindé.

Em certa ocasião ao trafegar na Avenida do Imperador, ao desviar-se de um pedestre, o carro foi de encontro a um muro, derrubando-o. Esse foi o primeiro acidente de trânsito da história da cidade.

Histórico de Fortaleza

Em 1603, construção do Forte de São Tiago, na barra do Rio Ceará, a oeste de onde mais tarde se localizaria a futura cidade de Fortaleza.

Em 1649, início da ocupação holandesa com a construção do forte Schoowenborch às margens do riacho Ipojuca, no local da futura cidade de Fortaleza. Os holandeses são expulsos em 1654.

Em 1799, emancipação do estado do Ceará.

Em 1867, a "Assembléia Provincial autoriza o contrato de exploração de uma linha de omnibus de tração animal  entre Fortaleza e Maranguape. Em contrapartida o governo exigia dos empresários investimentos na melhoria da  estrada. Em 1868 a imprensa local anunciava a existência de uma linha regular de omnibus entre Fortaleza e Maranguape operada pela “Companhia de Omnibus”. Trata-se  do mais antigo serviço regular de transporte coletivo que se tem notícia no Estado do Ceará. No final de 1870, há o registro de uma linha operando até Arronches, como era conhecida a antiga Vila de Parangaba, hoje um bairro de Fortaleza.
 
Em primeiro de julho de 1873, início do assentamento dos trilhos da primeira ferrovia do Estado, a Companhia Cearense de Via Férrea Baturité. O primeiro trecho da ferrovia é entregue em 29 de setembro de 1873.

Em 1875, a cidade de Fortaleza ganha novo plano urbanístico.

Em 1879, assentamento dos primeiros trilhos de bonde. No dia 25 de abril de 1880 a Companhia Ferro Carril do Ceará inaugurava sua primeira linha.

Em 1888, inauguraçã da linha de bonde do Benfica, pela Companhia de Ferro Carril do Ceará.

Em 1894, início da operação da Companhia Ferro Carril de Parangaba, cuja operação é suspensa no dia primeiro de setembro de 1918, sendo substituída no ano seguinte pelo primeiro serviço de auto-omnibus da cidade. Em 1896, no dia 12 de outubro, é a avez do início da operação da Companhia Ferro Carril Outubro.

Em 1903, inauguração da linha de bonde de tração animal até o Alagadiço, na região do atual bairro São Gerardo.

Em 9 de outubro de 1913, é inaugurada a primeira linha de bonde elétrico.

Em 1914, última viagem do bonde de tração animal.

Em abril de 1919, início da operação do primeiro serviço de auto-omnibus de Fortaleza, com veículos de 16 lugares importados dos Estados Unidos. Circulavam na linha entre Fortaleza e Parangaba, substituindo a linha de bonde desativada no ano anterior.

Em 1927, surgem as primeiras empresas de ônibus, concorrendo com os bondes elétricos. A Ligt também cria sua empresa de ônibus.


Vida Carioca, 22/02/1929


Em 1929, inauguração da estrada de rodagem Fortaleza – Parangaba, revestida com placas de concreto.

Em 1939, construção do edifício Diogo, na rua Barão do Rio Branco, com 10 andares, em estilo Art Déco.

Em 1941, início operação dos primeiros ônibus Titam GM, importados dos Estados Unidos.


Praça Capistrano de Abreu

Revista da Semana, 13/09/1941, p.7


Em 1947, a Light encerra o serviço de bondes. No ano seguinte os trilhos são retirados. O fim de 34 anos de serviço de bondes elétricos e 67 anos de 
bondes em geral.

Linha do Prado em 1947


Em 1953, foram instalados os primeiros semáforos em Fortaleza.

Em 1964, através da Lei Municipal nº 2729 de 30/09/1964 foi criada a CTC – Companhia de Transporte Coletivo, que iniciou suas atividades somente em 27 de fevereiro de 1967.

Em 27 de janeiro de 1967, inicio das viagens experimentais dos ônibus elétricos com passageiros na linha para Parangaba. 
 
O sistema contava com duas subestações importadas da Suíça, a primeira localizada na Avenida João Pessoa, e a segunda  na Avenida Bezerra de Menezes.

Em 1968, demolição do abrigo central, localizado na Praça do Ferreira.




Em 1973, inauguração do terminal rodoviário interestadual  Engenheiro João Tomé.

Em maio de 1977, a cidade de Fortaleza contava com 1,2 milhão de habitantes e 722 ônibus, usados por 59% da população, que transportavam diariamente 238 mil passageiros em 100 linhas.

No final do 1977, começaram a circular em Fortaleza os primeiros ônibus modelo Caio Gabriela II Chassi Mercedes Benz OH1313, sendo alguns deles com motor traseiro. Em 1978, foram criados os ônibus expressos. Parecidos com os executivos, [os ônibus expressos] cumpriam seus itinerários sem paradas no meio do caminho e só levavam passageiros sentados. [...] A alternativa agradou principalmente aos empresários, porque nos expressos não existia meia passagem e os carros saiam com lotação completa da Praça José de Alencar” - Isamael Bernardino, do livro De Ônibus – Cento e Quarenta Anos nas Estradas e Cidades de Ceará.

Em 1978, criação dos “Ônibus Expressos”, linhas sem paradas intermediárias levando somente passageiros sentados.
   
Em 1986, a CTC adquire 3 ônibus padron Marcopolo de segunda-mão, da cidade de Santos, fabricados em 1982 com chassi Volvo B-58 e câmbio automático.  Foram os primeiros ônibus Volvo de Fortaleza. 
    
Em 1988, a Companhia de Transporte Coletivo adquire os primeiros ônibus Ciferal Padron Alvorada (prefixos 31 e 32) chassi Volvo B58. Entre 1990 e 1991, a empresa adquiriu mais 18 ônibus do mesmo modelo (prefixos do 067 ao 080 e 088 a 091).
    
Em janeiro de 1990, início da operação dos primeiros ônibus articulados de Fortaleza, modelo Padron Águia chassi Volvo B58 articulado, inicialmente nas linhas Messejana-Barra do Ceará e Barra do Ceará-Cais do Porto.

Em julho de 1991, a CTC inaugura sua nova garagem, localizada no Bairro dos Funcionários, com capacidade para até 300 ônibus.

Em 1992, implantação da tarifa única. No mesmo ano foram lançados os primeiros ônibus a gás natural com monoblocos Mercedes-Benz O-371. Posteriormente os motores foram convertidos a diesel.

Em 1992, a CTC adquire 15 novos ônibus Caio Vitória, sendo 14 carros com chassi Volvo B58 e um Mercedes-Benz OF-1315.

Em primeiro de julho de 1992, início do Sistema de Integrado de Transporte (SIT), com a inauguração dos terminais de Antonio Bezerra e Messejana. Em 1993 foram inaugurados outros quatro terminais de integração, Papicu em janeiro, Lagoa em julho, Parangaba em agosto e Conjunto Ceará em setembro.

Em 1995, inauguração do terminal integrado do Siqueira, do Sistema Integrado de Transportes.

Em 1997, em função do crescimento do transporte alternativo, os empresários de ônibus entregam ao Prefeito Juraci Magalhães um documento prometendo a compra de 100 novos ônibus, em contrapartida solicitavam a proibição da circulação do transporte irregular na cidade.

Em 1998, A CTC adquire 50 ônibus modelo Ciferal Padron Cidade chassi Mercedes-Benz OF-1721, os últimos adquiridos pela empresa e que circularam até a extinção do serviço de transporte coletivo da empresa. Mais tarde os carros são aproveitados para o transporte escolar.


Praça José de Alencar em 1981

Inauguração da linha Campus do Pici - Unifor  em agosto de 1983


Em 27 de outubro de 2021, é inaugurado o Terminal de ônibus aberto da Avenida Washington Soares.


Terminal provisório em função das obras da Linha Leste do Metrô
Divulgação em 12 janeiro 2024


População de Fortaleza

1813 12.195
1837 16.557
1900 90.000


REFERÊNCIAS:

Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 1 maio 1919. p.245.

Linha de auto-omnibus no Ceará. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 15 maio 1919. p.13.

Terminal de ônibus da Avenida Washington Soares é inaugurado, em Fortaleza. G1 CE. 27 outubro 2021.

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